A Rede Rural Nacional (RRN) informa que a Parceria Europeia da Inovação (PEI-AGRI) divulga o novo Focus Grupo #44: “Formas sustentáveis de reduzir o uso de pesticidas em pomóideas e prunóideas”. A primeira reunião está marcada para os próximos dias 23 e 24 de Março de 2022, na qual a RRN diz ser fundamental a presença de portugueses.
“A presença de portugueses será fundamental para que as condições particulares de Portugal e do Sul da Europa sejam tidas em conta, tanto que mais que os resultados são utilizados para a abertura de concursos de programas Europeus, bem como influenciam decisões sobre futuras medidas de política”, frisa a Rede Rural Nacional
Este Focus Group concentrar-se-á em dois importantes grupos de frutas: pomóideas (maçã e pêra) e prunóideas (pêssego, cerejas, ameixa, damasco). Esses frutos estão presentes em todas as zonas climáticas da União Europeia, sob alta pressão de pragas e doenças, que impactam em quantidade e qualidade e representam parte significativa da área de frutas na UE, realça a RRN.
E acrescenta que os produtores de frutas enfrentam muitos desafios. Para produzir de forma competitiva com a qualidade desejada, muitos produtores dependem da utilização de fitofármacos.
Reduzir a dependência de fitofármacos
A UE e os Estados-membros procuram reduzir a dependência de fitofármacos na agricultura, procurando implementar abordagens mais integradas e sustentáveis, simultaneamente salvaguardando a competitividade da agricultura da UE. Para reduzir os riscos e o impacto do produto químico, o desenvolvimento e/ou promoção de práticas alternativas, pode contribuir para alcançar este objectivo. As técnicas sustentáveis, que podem incluir princípios agroecológicos, irão variar de estratégias preventivas a curativas (por exemplo, utilização de variedades resistentes ou tolerantes, uso de auxiliares, feromonas, agentes de fortalecimento de plantas).
Além disso, a monitorização combinada com ferramentas de suporte à decisão pode ajudar a racionalizar e limitar o uso de pesticidas.
A principal questão que se procurará abordar é como poderão métodos alternativos reduzir o uso de pesticidas em pomóideas e prunóideas e apoiar a produtividade do sector de forma sustentável.
Segundo a RRN, “é muito importante a participação de agricultores e técnicos nacionais para que as respostas possam efectivamente ser usadas no campo”. Além de agricultores e conselheiros, investigadores, outros especialistas também são convidados a inscreverem-se para participar neste Focus Group. Inscrições aqui.
“A presença de portugueses será fundamental para que as condições particulares de Portugal e do Sul da Europa sejam tidas em conta, tanto que mais que os resultados são utilizados para a abertura de concursos de programas Europeus, bem como influenciam decisões sobre futuras medidas de política”, frisa a Rede Rural Nacional.
Pode ler mais sobre o Focus Grupo aqui.
Agricultura e Mar Actual