A Equipa Nacional de Canoagem liderada por Ivan Silva convocou para estágio o actual campeão nacional de slalom júnior Pedro Martins, da DKC — Darque Kayak Clube de Viana.
O estágio realizou-se em Amarante na pista do Penedo do Açúcar, em pleno Rio Tâmega e contou com a presença de dez atletas de diferentes clubes nacionais dos escalões de mais tenra idade até júnior, refere uma nota de imprensa da DKC de Viana.
A realização de estágios e a consequente preparação de atletas faz parte do Plano de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Canoagem e tem como objectivo preparar um grupo de continuidade para participação em provas internacionais tais como Taças do Mundo, Campeonatos da Europa e Campeonatos do Mundo.
Como fim último a qualificação para Jogos Olímpicos, salienta a mesma nota.
Este ano já Lucas Jacob (sub 23 e sénior), atleta de Alto Rendimento tinha ido a estágio nos Pirenéus, onde conseguiu a melhor classificação dos portugueses em Competição, com os custos de transporte suportados entre o atleta e a DKC de Viana e os custos de alojamento e taxas suportados pela FPC.
O custo do transporte do atleta Pedro Martins, para o estágio de Amarante foi suportado pela DKC de Viana e os custos de alimentação e alojamento foram assegurados pela Federação Portuguesa de Canoagem.
A DKC de Viana, “faz um grande esforço financeiro para manter o seu projecto de Alto Rendimento, Olímpico, procurando apoios, o que até agora se revelou infrutífero junto das diferentes instâncias. Os equipamentos de competição (embarcações, pagaias, fatos, capacetes… estão a ficar gastos e muitas vezes são desadequados, o que a este nível se torna um problema grave”, diz a mesma nota.
Agricultura e Mar