Início / Agricultura / PAN quer imposto europeu para agropecuária intensiva e acabar com apoios do BEI ao regadio

PAN quer imposto europeu para agropecuária intensiva e acabar com apoios do BEI ao regadio

PAN quer um imposto europeu para gases com efeito de estufa na agropecuária intensiva, acabar com o financiamento do BEI a projectos de sistemas de regadios e grandes barragens e acabar com o transporte de longa distância de animais vivos.

Estas são algumas das propostas do PAN – Pessoas-Animais-Natureza presentes no seu programa eleitoral às Eleições Europeias de 26 de Maio.

224 medidas

O programa conta com 224 medidas em áreas como a da ciência e tecnologias, igualdade e direitos LGBTI, juventude, economia, comércio e finanças, clima, energia e mobilidade, ambiente, mar e biodiversidade, bem-estar e protecção animal.

O PAN tem como objectivo eleger Francisco Guerreiro e garantir que “a protecção e preservação do ambiente sejam uma prioridade e que haja, finalmente, um eurodeputado português ambientalista em Bruxelas”.

Fim aos apoios ao regadio

Segundo se pode ler no programa eleitoral, o PAN pretende, em Bruxelas, apresentar uma estratégia europeia para o combate à desertificação e à degradação dos solos, assim como “criar um imposto europeu para gases com efeito de estufa, que inclui: a indústria aeronáutica e náutica, direccionado à agropecuária intensiva, assim como apostar em políticas para a descarbonização do sector agrícola, com especial foco na indústria da agropecuária intensiva e na agricultura super-intensiva”.

Poroutro lado, Francisco Guerreiro, a ser eleito, vai defender no Parlamento Europeu o fim da”política de financiamento do Banco Europeu de Investimentos a projectos ambientalmente catastróficos como sistemas de regadios, grandes barragens, unidades de prospecção e extracção petrolíferas, entre outros.

Bem-estar animal

No que diz respeito a medidas de protecção e bem-estar animal o PAN quer terminar com o transporte de longa distância de animais vivos, em particular para fora da Europa e criar e implementar uma “nova Estratégia Europeia sobre o bem-estar dos animais”.

O PAN defende ainda um reforço das dotações para a “aplicação da Rede Natura 2000, que actualmente é menor que 1% do Orçamento Comunitário, e a criação de um fundo para a sua expansão”.

Por outro lado, a lista encabeçada por Francisco Guerreio defende a criação de “um sistema europeu de base de dados e/ou uniformizador de bases de dados de chips identificativos de animais de companhia nos Estados-membros.

Pode ler todas as propostas do PAN aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.