O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia reafirmou ontem, 7 de Março, em Lisboa, a importância da “operacionalização célere” do Programa Mar 2020, assegurando que, para o Governo dos Açores, “acelerar o pagamento do POSEI Pescas é a prioridade número um”.
Fausto Brito e Abreu referia-se à resolução aprovada no Conselho de Ministros realizado a 3 de Março, que concretiza a implementação do Mar 2020 e que, para além de permitir a publicação dos regulamentos das medidas de apoio previstas neste programa, determina ainda a abertura de concursos para os projectos de desenvolvimento local de base comunitária que a Região pretende implementar.
“O Governo dos Açores congratula-se por se ter realizado um Conselho de Ministros dedicado em exclusivo ao mar”, afirmou Brito e Abreu no final de uma reunião com o Director-Geral da Política do Mar, João Fonseca Ribeiro, onde foram analisadas as linhas políticas apresentadas na sequência da reunião do Conselho de Ministros.
O secretário Regional salientou que o mar “é um activo com o qual os Açores conferem ao país a sua verdadeira dimensão atlântica e oceânica, decorrente da sua posição geográfica”.
Para Brito e Abreu, “num momento em que o desenvolvimento da economia do mar está na ordem do dia, em Portugal e na Europa, é importante recordar que os Açores são a região mais marítima do país”, sublinhando que a Região está “na linha da frente” no que respeita à produção de conhecimento científico sobre o mar, um dos desafios apontados no Conselho de Ministros para o incremento da economia azul em Portugal.
Nesse sentido, Brito e Abreu salientou que “uma aposta maior no conhecimento sobre o mar irá implicar mais apoios às universidades e aos centros de investigação existentes, valorizando a mão de obra científica qualificada”, lembrando, neste contexto, o Centro de Observação Oceânica a ser implementado nos Açores.
Agricultura e Mar Actual