Centro Tecnológico do Calçado testa novo material análogo de couro

O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) participa no projecto de investigação BUILD – Bacterial Cellulose Leather que visa testar um material inovador, a celulose bacteriana (CB), no desenvolvimento de um novo material análogo de couro.

O conceito a testar consiste na produção e hidrofobização da CB preservando a sua estrutura porosa, usando metodologias já validadas experimentalmente. Pretende-se deste modo desenvolver um produto amigo do ambiente, quase exclusivamente composto de materiais biológicos e recicláveis, não-tóxicos, com reduzidos custos energético e consumo de água.

Para realizar este projecto foi reunido um consórcio com experiência e competências complementares, nomeadamente a empresa líder Satisfibre, a Universidade do Minho (UM), o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) e a Kyaia, empresa de calçado interessada no análogo do couro que será desenvolvido no projecto.

Espera-se que a concretização bem-sucedida deste projecto possa ter um impacto económico muito relevante, nomeadamente, a Satisfibre, start-up biotecnológica, ambiciona constituir a primeira unidade de produção de CB a preços fortemente competitivos no Ocidente, introduzindo assim este material como uma nova matéria-prima para diversas fileiras industriais. E proporciona à empresa Kyaia uma oportunidade de diferenciação com um produto inovador e de marca ecológica.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CEBAL celebra Cultura Científica durante o mês de Novembro

Partilhar              O CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo, durante o mês de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.