Início / Agricultura / Ovos contaminados? Portugal está fora da lista da União Europeia

Ovos contaminados? Portugal está fora da lista da União Europeia

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, a DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária e a ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica já tinham garantido que Portugal estava livre dos ovos contaminados com fipronil, caso que tem assolado a Europa. Bruxelas confirmou hoje, 11 de Setembro, que Portugal não pertenece à lista.

Portugal saiu da lista de países terceiros afectados pela crise dos ovos ou sub-produtos contaminados com insecticida diz a Comissão Europeia. Nos países lusófonos, Angola e Cabo Verde ainda a integram.

De acordo com a mais recente lista, a que a Lusa teve acesso, Portugal já não consta entre os Estados-membros afectados, mas Angola e Cabo Verde estão entre os 11 países que receberam ovos ou sub-produtos contaminados com no seu território.

A lista de países afectados pelo comércio ou distribuição de ovos contaminados com fipronil inclui 25 Estados-membros (apenas Portugal, Croácia e Lituânia ficam fora), dois dos três países da Área Económica Europeia (Noruega e Liechtenstein) e 19 países terceiros.

Segundo o RASFF – Sistema de Alerta Rápido para os Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais – 11 destes países terceiros receberam ovos ou produtos contaminados no seu território, incluindo Angola, Cabo Verde e Suíça, tendo nos restantes oito os produtos sido detectados em navios.

Na semana passada, Portugal tinha entrado na lista dos países afectados, tendo a notificação sido feita pela Bélgica, mas a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) garantiu que quantidade de ovos contaminados com pesticida tóxico comprados na Bélgica por um português foi pequena, para consumo e pode nem sequer ter chegado a território português.

“Estamos no terreno a avaliar exactamente a quantidade comprada, que foi pequena e, por isso, tudo indica que fosse para consumo”, disse então à agência Lusa o inspector-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, acrescentando que “os ovos podem ter sido consumidos fora do território nacional”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.