O caso dos ovos contaminados com fipronil importados da Holanda e da Bélgica, continua a fazer estragos. Segundo anunciou hoje, 9 de Agosto, o Ministério de Agricultura francês, foram cinco as empresas afectadas naquele país.
A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária divulgou ontem um comunicado onde garante que os ovos contaminados com fipronil estão “fora do circuito comercial nacional”. E esclarece que aquele insecticida é para desinfecção de cães e gatos e não está autorizado para utilização em explorações pecuárias.
Todos os produtos presentes naquelas cinco empresas foram apreendidos enquanto decorrem as investigações das autoridades para apurar se todos estão contaminados ou só uma parte. As cinco empresas afectadas estão nas zonas francesas em Vienne, Morbihan, Maine-et-Loire e Nord Pas de Calais.
Aplicação vedada na pecuária
O fipronil é um insecticida de utilização comum, autorizado para a desinfestação de animais de companhia (cães e gatos). A utilização do fipronil está vedada à utilização em explorações pecuárias.
O Ministério da Agricultura francês tinha avançado na segunda-feira que o país tinha sido atingido com treze lotes de ovos contaminados com o insecticida proibido para uso alimentar na União Europeia (UE) e importados da Holanda.
Os ovos identificados na Holanda com um pesticida tóxico não estão à venda em Portugal.
Ver também:
DGAV garante que circuito nacional não recebeu ovos contaminados com fipronil
Ovos contaminados alarmam Europa. Capoulas garante que Portugal não foi afectado
Alemanha, Bélgica e Holanda destroem 10 milhões de ovos contaminados com pesticida
Agricultura e Mar Actual