Início / Agricultura / Os roedores – a grande praga do subsolo

Os roedores – a grande praga do subsolo

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Roedores: saiba como combater

São amplamente conhecidos os estragos que os roedores podem fazer na sua horta uma vez que destroem as raízes dos seus hortícolas, flores e árvores de fruto. Verifica-se muitas vezes que estes acabam por destruir a planta inteira não existindo métodos “mágicos” para a sua eliminação.

Contudo, poderá ser bem-sucedido na defesa dos roedores aplicando uma série de medidas efectivas. O melhor que tem a fazer é usar uma combinação de métodos diferentes. A maior parte dos roedores são muito inteligentes e por vezes adoptam comportamentos para se auto-protegerem: fogem para as hortas vizinhas e depois regressam de noite para voltarem a destruir as suas plantações, por isso se possível era importante que combinasse uma estratégia com os seus vizinhos de forma a evitar este tipo de comportamentos.

Nenhuma planta “está a salvo” quando os  roedores andam por perto. Alguns deles como por exemplo  ratazanas, são um vector de doenças para o ser humano.  Existe algo que todos os roedores possuem como características semelhante: os dentes. Estes, são caracterizados por serem  largos e  ligeiramente curvos nos incisivos das mandíbulas superior e inferior, com os quais podem roer uma grande diversidade de materiais. Dos roedores que mais merecem a nossa atenção por causarem muitos estragos nas nossas plantações são as toupeiras, os ratos e as ratazanas.

Fonte da imagem: Revista Jardins

Medidas defensivas de combate aos roedores

1-Ruídos e ondas de choque

Este é um dos métodos mais simples e com maior efeito. O que tem de fazer é muito simples: nos locais mais ameaçados deve colocar no solo varas de metal compridas e ir batendo com um martelo nas mesmas várias vezes ao dia.  O que acontece é que o ruído e as ondas de choque produzidas com esta operação são insuportáveis para os roedores o que faz com que eles se afastem. Para produzir um maior efeito deve repetir este procedimento durante algumas semanas várias vezes ao dia, em horas mais ou menos regulares (por exemplo durante o período da manhã e depois mais ao inicio da noite). Com esta medida dará cabo da vontade dos roedores voltarem à sua horta!

2- Cheiros penetrantes

Fonte da imagem: Lar Natural

alho exerce um poderoso efeito defensivo através do seu cheiro forte e intenso. O tártago (Euphorbia lathyris) ou a língua de cão(Chynoglossum)também revelam-se poderosas ferramentas para afastar os roedores das suas plantasNo entanto, é de ressalvar que  existem ratos que já se habituaram a este cheiro intenso e que comem este tipo de hortícolas acima indicado sem qualquer problema.

3- Desvios

Poderá também utilizar um topinambo também conhecido como girassol-batateiro na orla da sua horta. Os roedores adoram este tipo de tubérculos e por essa razão serão desviados para outro tipo de canteiros  e serão mais fáceis de serem capturados no meio deste tipo de tubérculos entre os seus ramos.

Fonte da imagem: Hortas.info

4- Armadilhas

Existem construções especiais utilizadas ao longo de  muitas gerações pelos agricultores e jardineiros. No entanto, têm de ser dispostas com cuidado. O seu efeito é letal. Aprenda a fazer uma armadilha caseira como a da figura abaixo aqui.

Fonte da imagem: Pinterest

5- Um gato trabalhador e competente 🙂

Desengane-se se acha que é qualquer gato que está apto para tal função, nomeadamente para se atirar para cima de um rato sem dó nem piedade. No entanto se tem um gato corajoso e audaz é a melhor protecção da horta que pode ter contra os roedores impedindo de se multiplicarem. Estes nunca desistem e voltam incessantemente à caça e melhor: ficam a ganhar com a barriga cheia! 🙂

A Cientista Agrícola

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.