Os olivicultores associados da Olivum — Associação de Olivicultores do Sul foram responsáveis nesta campanha de 2017/18 pela produção de mais de 400 milhões de kg de azeitona, um crescimento acima dos 10% esperados em relação ao ano anterior.
Este é o resultado, em grande parte, dos novos olivais estarem a entrar em produção. Do total produzido nesta campanha pelos associados da Olivum, 95% é azeitona para azeite e cerca de 5% é azeitona destinada a conserva.
Os associados da Olivum tiveram assim nesta campanha um contributo que ultrapassou os 250 milhões de euros no produto agrícola nacional, tornando-se uma das principais referências no mundo agrícola de Portugal.
Acidez muito baixa
A quase totalidade da azeitona produzida nesta campanha foi de acidez muito baixa, ou seja virgem extra. A azeitona de baixa acidez permite fazer azeite virgem-extra, de qualidade superior, e desta forma mais valorizado nacional e internacionalmente pelos consumidores.
Com este crescimento, os associados da Olivum tornaram-se responsáveis na corrente campanha por mais de 75% da produção nacional de azeitona ajudando Portugal a recuperar o seu nome de prestígio no panorama olivicultor mundial.
A Olivum tem cerca de 200 empresas associadas e representa na região do Alentejo mais de 30.000 ha de olivais, que têm tido a capacidade de criar novo emprego na região e atrair novos talentos para o sector agrícola.
Entre os associados da Olivum há olivicultores que se dedicam a investir tanto em olivais de sequeiro como olivais regados.
Agricultura e Mar Actual