Início / Agricultura / OE 2025. Proposta do Chega para construção de regadio em Cantanhede chumbada

OE 2025. Proposta do Chega para construção de regadio em Cantanhede chumbada

A proposta do Grupo Parlamentar do Chega, de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 (OE 2025), para a “construção de regadio para aproveitamento de água para agricultura na localidade Outil-Cantanhede”, foi rejeitada em Comissão.

Aqueles deputados defendiam que, em 2025, o Governo procedesse ao “levantamento das necessidades hídricas da localidade Outil, Cantanhede, de modo a elaborar um inventário sobre os possíveis troços de construção do seu
regadio” e procedesse “à agilização de todos os procedimentos necessários à construção do referido aproveitamento hidráulico nos moldes previamente apurados”.

Explicavam os deputados do Chega que “a actividade agrícola do concelho de Cantanhede actua essencialmente na pequena exploração, na policultura intensiva associada à actividade leiteira e à cultura da vinha. As áreas de cultura da vinha estão situadas sobretudo nas grandes manchas dos calcários, que abrangem as freguesias de Cantanhede, Cadima e Outil na zona SE do concelho e as freguesias de Sepins, Bolho e Murtede na zona NE do concelho”.

Já “na Gândara em clareira (onde se localiza Outil), as culturas praticadas são variadas, com dominância do milho grão, hortícolas e culturas forrageiras (milho forrageiro e forragens Outono-Inverno). Trata-se de uma zona de pequenas explorações agrícolas familiares, assentes na policultura intensiva associada à produção leiteira”.

Por outro lado, “a suinicultura atinge também alguma expressão em todo o concelho sendo, no entanto, feita em pequenas explorações. Tanto a criação de ovinos, como a de caprinos, têm pouca relevância, sendo maior o número de caprinos”.

“A localidade de Outil é uma zona bastante rural, com excelentes terrenos férteis para a agricultura, mas é uma área que carece de bastante água. Uma vez que a cerca de 800 metros existe uma nascente, em que a água não é aproveitada, seria pertinente e importante para o desenvolvimento da agricultura nesta zona, a existência de canais de rega, o que se pretende promover com a presente proposta de aditamento”, salientavam aqueles deputados na sua proposta de alteração ao OE 2025, que pode ler aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

José Martino lança livro “Agricultura sem Papas na Língua”. Apresentação conta com intervenção do ministro da Agricultura

Partilhar              José Martino acaba de anunciar o lançamento do livro “Agricultura sem Papas na Língua”, uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.