Início / Mar / Ambiente / Ocean Base Camp: um espaço aberto para a sociedade civil durante a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

Ocean Base Camp: um espaço aberto para a sociedade civil durante a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC, sigla em inglês), realiza-se em Lisboa, de 27 de Junho a 1 de Julho. Durante o evento, as organizações da sociedade civil terão um espaço especial: o Ocean Base Camp. Organizado por iniciativa da Fundação Oceano Azul, Sciaena e Seas at Risk, este será um espaço para que organizações nacionais e internacionais partilhem o seu trabalho, reflictam sobre as soluções necessárias para proteger o oceano, relaxem e trabalhem em rede.

Como a UNOC reúne milhares de organizações num momento único para a conservação do Oceano, o Ocean Base Camp – localizado no edifício da Marina no Parque das Nações – pretende ser um ponto de encontro para as organizações da sociedade civil durante a conferência.

Este espaço terá as portas abertas, durante toda a semana, a todos os membros da sociedade civil interessados em discutir os desafios e soluções para proteger o oceano e, assim, contribuir decisivamente para a luta contra as crises do clima e da biodiversidade.

Além das organizações de conservação, é esperada uma variedade de participantes, incluindo artistas, pescadores, delegados dos países, representantes do sector privado e jovens líderes da acção climática e da protecção dos nossos mares.

Arranque no dia 27 de Junho

O Ocean Base Camp abrirá as suas portas no dia 27 de Junho às 10h30 da manhã, com uma sessão de boas-vindas e uma visita interactiva, permitindo que as organizações participantes interajam e partilhem contactos. Esta sessão contará também com um momento musical do The Trash Traveler, e o lançamento de um rastreador de poluição para recolher dados sobre os movimentos da poluição pelos plásticos no oceano através do projecto Message in a Bottle.

A partir da tarde de 27 de Junho, o Ocean Base Camp terá uma série de sessões dedicadas a diferentes questões de conservação dos oceanos, desde áreas marinhas protegidas até mineração em mar profundo, desde a pesca até ao lixo marinho, e muito mais. As sessões serão lideradas e facilitadas por uma variedade de organizações de conservação do mundo inteiro e terão como objectivo gerar conversas construtivas.

Marcha Azul pelo Clima

Para além das sessões, no Ocean Base Camp as pessoas podem simplesmente desfrutar do espaço e partilhar contactos, assistir a exibições de filmes ou a momentos musicais e artísticos. Destaca-se a tarde da quarta-feira, 29 de Junho, onde o Ocean Base Camp estará centrado na preparação da Marcha Azul pelo Clima, e a noite da quinta-feira, 30 de Junho, quando o espaço acolherá uma festa dedicada ao Oceano, com comida, bebidas e música.

Na sexta-feira, 1 de Julho, à medida que a UNOC chega à sua conclusão, o mesmo acontecerá com o Ocean Base Camp. Haverá sessões de manhã dedicadas a mindfulness e ao envolvimento de diferentes interessados na conservação do Oceano. À tarde, os participantes serão convidados a escrever os seus pensamentos e ambições sobre as mudanças necessárias até à próxima UNOC, num livro que será entregue ao Secretário-Geral das Nações Unidas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.