O Observatório do Sobreiro e da Cortiça vai promover no próximo dia 16 de Janeiro o “Primeiro Encontro Micológico”, em Coruche, Zona Industrial do Monte da Barca, lote 41. A iniciativa tem como objectivo “proporcionar um conhecimento mais aprofundado sobre cogumelos”.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória em observatorio@cm-coruche.pt
Este primeiro encontro com a participação de vários especialistas portugueses e espanhóis nas diversas áreas, tanto cientificas como comerciais, vem precisamente enquadrar estas matérias, contando ainda com uma visita a uma unidade de produção de cogumelos ii-shiitake em troncos, na Zona Industrial do Monte da Barca em Coruche.
De acordo com a organização do Encontro, “tem-se verificado um aumento significativo do interesse por este recurso que faz parte dos produtos que podemos encontrar no ecossistema florestal, como é o caso do Montado de Sobro, e que constitui uma nova fonte de rendimento para os produtores florestais e populações locais. Os cogumelos hoje têm não só aplicações gastronómicas, como também turísticas e outras associadas à indústria farmacêutica, o que tem provocado um aumento da procura destes produtos e consequentemente alguma desregulação na forma como este recurso é recolhido, comprometendo de certa forma a sua sobrevivência”.
Projecto premiado
Agricultura e Mar Actual