O projecto Novo Banco Cultura, desde o seu lançamento a 29 de Janeiro de 2018, enquadrado num protocolo com o Ministério da Cultura, tem já 69 obras da Colecção de Pintura do Novo Banco acessíveis ao público, através da sua integração no circuito expositivo permanente de 31 museus de várias regiões do País.
“Este projecto de incorporação de uma colecção corporativa em museus, no sentido de contribuir para levar a arte a todos, contemplando todos os distritos do País, é uma iniciativa pioneira, não só pela componente de descentralização, mas também pela atenção dada à relação das obras com os projectos e narrativas dos museus, para que cada incorporação seja uma mais-valia e um contributo útil”, destaca um comunicado do Novo Banco.
Obras disponíveis online
Destaque-se ainda a disponibilização ao público de todas as obras numa plataforma online (nbcultura.pt), onde poderá encontrar um texto informativo sobre cada uma das peças, bem como um roteiro que percorre todos os museus, de Norte a Sul do País, onde se encontram obras da Colecção de Pintura do Novo Banco.
Neste momento já podem ser vistas obras da Colecção de Pintura do Novo Banco em museus de Castelo Branco, Guarda, Guimarães, Setúbal, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Lisboa, Viseu, Torres Novas, Óbidos, Faro, Beja, Évora, Portalegre, Crato, Chaves, Vila Franca de Xira, Aveiro, Lamego, Braga, Leiria, Ourique, e também Madeira e Açores (Ponta Delgada e Angra do Heroísmo).
Nos últimos três meses o projecto manteve a sua dinâmica e, num formato adaptado à actual conjuntura, a incorporação de obras teve continuidade nos Museus da Lousã, Viana do Castelo e Mirandela.
No Alentejo até final do ano
No âmbito do projecto de partilha com a sociedade do seu património artístico e cultural, “acreditando que a arte é de todos e tem que chegar a todos, premissa do Novo Banco Cultura, até ao final do ano de 2020, está prevista a incorporação de obras da Colecção de pintura em cinco museus, no Alentejo – Barrancos, na região Centro – Tábua e Covilhã, e no Norte – Barcelos e Amarante.
Um site e um roteiro
Acrescenta o mesmo comunicado que “arte e cultura partilham-se”, o que traduz-se também na plataforma nbcultura.pt que apresenta um roteiro da Colecção de Pintura com todas as obras já incorporadas em Museus de Norte a Sul do País, nacionais ou municipais, incluindo regiões autónomas. Através do mapa de Portugal é possível descobrir nas várias regiões e respectivos museus as obras da Colecção, acompanhadas por um texto com as principais informações sobre a obra e a sua história.
Prémios
Em 2019, a plataforma nbcultura.pt, que agrega o património cultural e artístico do Novo Banco, foi premiada internacionalmente três vezes: nos Communicator Awards, nos W3 Awards e com ouro, nos Davey Awards.
O Novo Banco Cultura reúne, debaixo de um único conceito, três Colecções e uma Biblioteca:
- Colecção de Pintura Novo Banco – Pintura portuguesa e europeia do século XVI ao século XX. Enquadrada num protocolo com o Ministério da Cultura esta Colecção está a ser disponibilizada à fruição do público através da sua incorporação no circuito expositivo permanente dos Museus de Norte a Sul do País.
- Colecção de Fotografia Contemporânea Novo Banco – Venceu, em Novembro de 2018, o prémio internacional nos “Corporate Art Awards – Art Patrons of the XXI Century”, com a distinção “For the Outstanding Photography Collection of 21st century living artists”. Este prémio visa promover a colaboração entre o mundo empresarial e o da arte a nível internacional, sendo um importante reconhecimento do exemplo único de mecenato cultural, que criou uma das mais importantes colecções corporativas de arte contemporânea do mundo composta por artistas vivos do século XXI. Este prémio junta-se ao já vasto e reconhecido curriculum internacional da Colecção.
- Biblioteca de Estudos Humanísticos Novo Banco – Das mais valiosas bibliotecas particulares especializadas em estudos humanísticos, foi entregue em depósito à Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;
- Colecção de Numismática Novo Banco – Uma das maiores e mais completas colecções de numismática portuguesa, acessível ao público através de marcação. Através de parceria recente com a Universidade Nova – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) está também disponível a alunos, investigadores e projectos académicos.
Agricultura e Mar Actual