São 50 as crianças que hoje, Dia Mundial da Árvore, vão pôr mãos à obra e plantar 50 videiras nos espaços verdes do Monverde Wine Experience Hotel, iniciativa que pretende sensibilizar a comunidade local para a preservação ambiental.
Com apenas cinco anos, os agricultores de palmo e meio do infantário ‘O Miúdo’ vão, com as suas mini enxadas, ser os responsáveis pela plantação e baptismo da nova área de vinha da Quinta da Lixa, uma das maiores produtoras da Região dos Vinhos Verdes.
“O Monverde foi pensado e construído para ser ecológico, pelo que estas iniciativas são o reflexo da nossa identidade e compromisso com a comunidade”, sublinha Bebiana Monteiro, directora de vinhos do hotel.
A plantação, que decorrerá nos terrenos do Monverde, situado entre Felgueiras e Amarante (Quinta de Sanguinhedo, Castanheiro Redondo, 4600-761 Telões – Amarante), terá início pelas 14h30.
Recorde-se que, aberto há menos de um ano, 40% do investimento global no Monverde foi de origem sustentável, facto que lhe garante a chancela de hotel ecológico.
A Quinta da Lixa
Na Quinta de Sanguinhedo, situada no Norte do País, entre as cidades de Felgueiras e Amarante, ergue-se o Monverde Wine Experience hotel, o primeiro hotel vínico da Rota dos Vinhos Verdes.
Propriedade da Quinta da Lixa, uma das maiores produtoras de Vinhos Verdes do país, o novo hotel insere-se numa área de 30 hectares, 22 dos quais vinha, onde predominam as castas Avesso, Touriga Nacional, Vinhão, Arinto e Loureiro.
A Quinta da Lixa é uma empresa familiar da sub-região do Sousa, dirigida por Óscar Meireles, que tem os vinhos verdes mais premiados da última década em concursos nacionais e internacionais.
É uma das empresas mais importantes e consistentes da Região dos Vinhos Verdes com uma produção anual que se situa nos 4 milhões garrafas, o que corresponde a uma facturação superior a 5 milhões de euros por ano.
A Quinta da Lixa tem uma quota de mercado superior a 5% na Região dos Vinhos Verdes e já exporta cerca de 52% do que produz, estando presente em 34 mercados.
Recentemente, num investimento próprio superior a 4 milhões de euros, investiu no primeiro hotel vínico da Rota dos Vinhos Verdes – o Monverde Wine Experience Hotel – unidade inaugurada recentemente.
Agricultura e Mar Actual