A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo suspende a navegação, motorizada ou não motorizada, em toda a extensão da Via Navegável do Douro e apela ao reforço das amarrações das embarcações/navios. As medidas implementadas decorrem das condições meteorológicas registadas e dos elevados caudais do rio que potenciam a movimentação de material flutuante ao longo do curso fluvial.
A APDL reforça ainda que a Capitania do Douro colocou toda a extensão do rio em aviso laranja, prevendo um agravamento da situação nos próximos dias.
Medidas
Neste contexto, a APDL apela a que, nos próximos dias, sejam encetadas medidas mitigadoras dos impactos destas condições, nomeadamente o reforço das amarrações das embarcações/navios, bem como a guarda e vigilância das estruturas e/ou equipamentos flutuantes licenciados e concessionados pela APDL ou propriedade de particulares que se encontrem junto às margens.
Desaconselha-se também o acesso às zonas ribeirinhas ou marginais.
Nas últimas horas registou-se a ocorrência de chuva forte e persistente em toda a extensão do Douro, o que, associado a uma elevada quantidade de água proveniente de Espanha, se reflecte num aumento dos caudais do rio, que poderá ser ampliado pelo agravamento do estado do mar, em consequência da maior dificuldade na capacidade de escoamento na zona da foz do Douro.
A APDL encontra-se a acompanhar a evolução da situação e recomenda o acompanhamento dos avisos à navegação, que pode ler aqui.
Agricultura e Mar Actual