O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Capitão do Porto de Setúbal, coordenou uma operação de resgate de quatro tripulantes, de nacionalidade portuguesa, com idades compreendidas entre os 27 e os 49 anos, da embarcação de pesca Arcanzil, que naufragou hoje a cerca de cinco milhas a sudoeste do Cabo Espichel.
O alerta foi recebido cerca das 8h20 pela Capitania de Setúbal, que informou posteriormente o MRCC Lisboa, que a embarcação de pesca “Carlos e Rui” tinha resgatado uma balsa salva-vidas com quatro náufragos a bordo, pertencentes à embarcação de pesca ARCANZIL, a cerca de cinco milhas a sudoeste do Cabo Espichel.
“O Capitão do Porto de Setúbal de imediato empenhou a lancha SR29 da Estação Salva-Vidas de Setúbal, com um agente da Polícia Marítima (PM) a bordo. Chegados ao local, foi decidido que os náufragos, por se encontrarem com indícios de hipotermia, iriam regressar a terra a bordo da embarcação de pesca por estarem mais abrigados dos elementos meteorológicos, sendo acompanhados pelo agente da PM durante o trajecto”, diz a Marinha portuguesa.
E adianta que o MRCC Lisboa “foi informado deste facto, tendo solicitado de seguida ao INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), a presença de uma ambulância no porto de Sesimbra, onde os náufragos chegariam pelas 11 horas. Os quatro tripulantes do Arcanzil foram avaliados no local, sendo posteriormente encaminhados para o Hospital de São Bernardo de Setúbal em situação estável”.
Agricultura e Mar Actual