O município de Alenquer vai promover no Museu do Vinho um Curso de Escanção com uma carga horária total de 300 horas, com as inscrições já abertas e aceites até 7 de Janeiro.
Entre 8 de Janeiro e 30 de Junho de 2024, as aulas decorrerão entre segunda e quinta-feira, das 15h30 às 18h20, destinadas a qualquer pessoa interessada, mesmo que seja um curso que tem os profissionais do sector da restauração e bebidas ou da área enoturismo como potenciais discentes, refere uma nota de imprensa da autarquia de Alenquer.
Alenquer, Cidade Europeia do Vinho 2018, promove estes módulos de aprendizagem na área do vinho em parceria com o Turismo do Centro, a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa e a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
Este período de leccionamento tem por base vários objectivos a serem adquiridos pelos alunos. Desde logo, a possibilidade de assimilar conhecimentos dos principais vinhos originários de Portugal e outros países/regiões produtores mundiais de referência, saber identificar o principal receituário gastronómico de país/região e a sua relação com o património histórico, acrescenta a mesma nota.
Mas esta acção pretende ainda que os formandos saibam organizar ou gerir uma garrafeira, passar a conhecer todos os processos de transformação das uvas e do vinho, proceder à prova dos vários tipos de vinho, mas também fazer inventários, apurar consumos e calcular custos e rácios, conhecer, aconselhar, confeccionar e servir os diferentes tipos de bebidas simples ou compostas, e ainda saber e aplicar os princípios da relação enogastronómica.
O Curso de Escanção, de frequência presencial e avaliação contínua, tem um custo integral de 900€. A inscrição módulo a módulo, nesta que é a 6ª edição, é possível através do pagamento do valor indicado a cada um na tabela a consultar. O curso será levado a cabo em colaboração com a Associação dos Escanções de Portugal, membro da ASI (Association de la Sommellerie Internationale). Inscrições aqui.
O concelho de Alenquer, que se afirma como destino vitivinícola e enoturístico, irá receber o concurso Escanção Selecção Europa em 2024, que servirá de preparação para o Mundial de 2026, a decorrer em Portugal, reunindo escanções de mais de 70 países.
Agricultura e Mar