A Câmara Municipal de Penacova entregou, dia 19 de Dezembro, a dezenas de apicultores do concelho alimento para as abelhas. Cada apicultor recebeu quatro quilogramas, por colmeia, o que se traduz num aumento da ajuda em relação a anos anteriores.
Os interessados que ainda não receberam este apoio devem dirigir-se às instalações da autarquia, na Espinheira, refere fonte institucional do município de Penacova.
“Consciente da importância que as abelhas têm no nosso ecossistema, o município pretende, com esta iniciativa, apoiar o sector da apicultura, que nos últimos anos, tem sofrido com os incêndios florestais, alterações climáticas e com a presença da vespa velutina (vespa asiática)”, refere a mesma fonte.
Eliminados mais de 400 ninhos de vespa asiática
E sublinha, a este propósito, que este ano, a equipa do SMPC — Serviço Municipal de Protecção Civil dedicada ao combate da vespa asiática já eliminou mais de quatrocentos ninhos.
A presença da vespa velutina, vulgarmente designada asiática, tem registado um aumento constante no concelho de Penacova, ao longo dos últimos anos.
No corrente ano, até 9 de Novembro, foram registados e destruídos 364 ninhos, número ao qual se acrescentam mais 103 ocorrências de ninhos já desactivados, eliminados ou simplesmente inexistentes. O número tem vindo a aumentar significativamente de ano para ano, sendo que em 2017, no território de Penacova foram desactivados 106 ninhos, e em 2018 cerca de 239. Nos anos seguintes de 2019 e 2020, continuou o aumento do número de ninhos desactivados, fixando-se em 321 e 362 respectivamente.
O município, através de uma equipa da Protecção Civil Municipal e o apoio dos Bombeiros Voluntários de Penacova, tem congregado esforços no sentido de eliminar novos focos e prevenir a dispersão da espécie a outras áreas do concelho menos afectadas. Para o efeito, foram colocadas em locais estratégicos, cerca de 400 armadilhas de captura, com isco açucarado, ao longo de toda a área geográfica do concelho.
A vespa velutina tem vindo a prejudicar toda a actividade agrícola e apícola, principalmente pelo efeito indirecto na diminuição da actividade polinizadora das abelhas.
Agricultura e Mar Actual
Nao faria mais sentido a camara baixar os impostos permitindo os apicultores, e nao só, terem mais liquidez e decidir onde querem aplicar o seu dinheiro.
Certas actividades como a luta a vespa velutina nao podem ser feitas apenas a nivel individual, tendo de haver intervencao das entidades publicas.
Comprar comida para abelha nao me parece algo que tenha de ser feito por um entidade publica.