Início / Agricultura / Novo Banco eleito novamente o melhor banco de Trade Finance em Portugal

Novo Banco eleito novamente o melhor banco de Trade Finance em Portugal

O Novo Banco foi eleito, de novo e pelo quarto ano consecutivo, o melhor banco na área de Trade Finance, em Portugal, pela revista internacional “Global Finance”. Esta área financeira de apoio à internacionalização e às exportações tem-se revelado de extrema importância para o sector do agronegócio, que tem conseguido ultrapassar a pandemia de Covid-19 a reforçar as exportações.

As exportações de produtos alimentares e bebidas cresceram 13,5% no acumulado de Janeiro a Setembro deste ano, face ao mesmo período de 2019, de acordo a análise feita pela FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Tendo por base vários critérios de referência, como o volume de transacções, o serviço ao cliente ou a inovação, os editores da “Global Finance”, bem como analistas do sector, gestores de empresas e especialistas em tecnologias da informação, seleccionaram os melhores prestadores de serviços na área do Trade Finance em 103 países.

O posicionamento de cada entidade, face aos desafios colocados pelo forte impacto que a pandemia Covid-19 teve na actividade de trade finance, foi também um dos factores especialmente tidos em conta, tal como foi referido por Joseph D. Giarraputo, editor da revista Global Finance. Foram essenciais a capacidade de adaptação e as soluções apresentadas aos seus clientes, para responder a este desafio sem precedentes, seja com recurso a apoio especializado, seja por via da inovação tecnológica.

Comércio internacional e apoio à exportação

Este prémio destaca, mais uma vez, a importância do papel do Novo Banco no apoio à actividade das empresas e representa, em especial, o reconhecimento internacional das competências do banco nesta importante vertente de negócio, pela vasta oferta de produtos que disponibiliza e pela sua equipa especializada, que potencia o sucesso das operações de comércio internacional e a promoção do apoio necessário à exportação”, refere uma nota de imprensa do banco.

No cenário pandémico actual, “destacam-se o apoio na gestão do risco, por via de soluções que promovem segurança nos recebimentos e, em paralelo, as soluções de financiamento ajustadas ao ciclo de vida das importações/exportações”, acrescenta a mesma nota.

A revista Global Finance, fundada em 1987, tem uma tiragem de 50.050 exemplares, com leitores em 193 países, distingue regularmente os bancos e outros prestadores de serviços financeiros que se destacaram em várias linhas de negócio.

Trade Finance

O Novo Banco dispõe de um conjunto “alargado de soluções que se ajustam às necessidades das empresas nas suas trocas comerciais com o estrangeiro, que equilibram os interesses dos importadores e exportadores e lhes permitem a mitigação dos principais riscos, comerciais e políticos, inerentes a este tipo de operações”.

Garante o Novo Banco que as empresa podem usufruir do acesso a uma equipa de especialistas em Trade Finance, a qual “responderá às questões técnicas associadas à oferta de produtos nesta área, ajudando-o nas soluções mais simples ou mais complexas” e sendo “capaz de dar suporte na montagem e estruturação das suas actividades de comércio internacional (importação e exportação), nomeadamente através da formação de colaboradores da própria empresa nesta área de negócio”. O Novo Banco tem actualmente uma quota de mercado nesta área de 30,8%.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Captura de de pescado aumenta 67% em Novembro de 2021

Partilhar               O volume de capturas de pescado em Portugal, em Novembro de 2021, aumentou 66,7% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.