A Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura (EB 2,3/S) recebe no dia 23 de Novembro as XVI Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2024, entre as 8h30 e as 23h00. As inscrições estão abertas até hoje, 21 de Novembro.
Promovidas pelo Município de Paredes de Coura conjuntamente com a Associação Micológica ‘A Pantorra’, com mais estas Jornadas Micológicas “pretende-se desenvolver um conjunto de actividades capazes de proporcionar aos participantes algumas ferramentas indispensáveis à prática de actividades micológicas de forma responsável, segura e ambientalmente correctas”, refere uma nota de agenda da autarquia.
Assim, durante a manhã realiza-se um percurso micológico na Paisagem Protegida do Corno de Bico para recolha e identificação de espécies de fungos que ali ocorrem durante o Outono e o início do Inverno. Esta iniciativa tem a orientação de experientes monitores afectos à Associação Micológica ‘A Pantorra’ e administradores do Grupo Fungos de Portugal, entre outros, adianta a mesma nota.
No decorrer deste percurso, os monitores abordarão algumas temáticas, como os fungos e o seu habitat, nutrição dos fungos, comestibilidade e toxicidade, taxonomia e caracteres identitários das espécies, bem como boas práticas de colheita e consumo de cogumelos silvestres.
Ao final da manhã, na Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura realiza-se o já tradicional “Picnic Partilhado”, no qual cada participante apresenta um petisco da sua autoria, não necessariamente baseado em cogumelos.
E durante a tarde realizam-se, em simultâneo, uma saída de campo complementar ao percurso matinal, na Praia Fluvial do Taboão, e uma oficina de produção caseira de cogumelos saprófitos em substratos lenho celulósicos (pellets e borras de café). “Com isto, alude-se à possibilidade de reciclagem/valorização de materiais sobrantes oriundos de limpezas de hortas e jardins, sendo possível por esta técnica produzir cogumelos em casa, mesmo em meio urbano”, realça a mesma nota. Haverá também uma Oficina de Conservas de Cogumelos Silvestres, que decorrerá junto à cozinha da escola.
Ao final da tarde, realiza-se a já habitual oficina de identificação e exposição das espécies recolhidas, sob orientação dos monitores de campo, afectos à Associação Micológica ‘A Pantorra’ e do Grupo Fungos de Portugal.
As XVI Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2024 encerram depois de servida a tradicional Ceia Micológica, com algumas propostas gastronómicas baseadas nos cogumelos silvestres.
Inscrições
As inscrições no número máximo de 60, terão um custo individual de 35 euros para maiores de 18 anos, e 20 euros para adolescentes e jovens com idade inferior 18 anos.
As inscrições poderão ser efectuadas aqui, até às 24 horas do dia 21 de Novembro.
Agricultura e Mar