O presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares, e os seus vereadores reuniram, esta sexta-feira, 11 de Novembro, com diversas entidades regionais para discutir o problema da acumulação de algas, no Porto Velho, apelando a “uma resolução rápida e definitiva desta situação, que vem a causar constrangimentos na Vila da Madalena há vários anos”.
Na reunião, onde estiveram representadas diversas entidades, como a Portos dos Açores, a Secretaria Regional da Saúde e Desporto, a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, a Secretaria Regional do Mar e das Pescas, a Secretaria Regional do Turismo Mobilidade e Infra-estruturas e a Junta de Freguesia da Madalena, o líder do Executivo camarário salientou “os incómodos causados à população e aos comerciantes locais pelo forte odor, proveniente da avançada decomposição das algas no Porto Velho, estrutura portuária administrada pela Portos dos Açores”.
De acordo com uma nota de imprensa da autarquia, ao longo do encontro foram avançadas algumas soluções que possibilitarão “minimizar o impacto negativo que esta situação tem junto das populações”, tendo a Porto dos Açores (PA) se comprometido “em colocar o mais rapidamente possível uma bomba de sucção no Pico”, adiantou o edil, acrescentando que “até lá o Município, em parceria com a (PA), irá tentar recorrer a outras máquinas que permitam solucionar temporariamente a situação”.
“Esta é a nossa principal preocupação, neste momento. Este não é um problema de hoje, nem de ontem. É um problema do passado e que agora temos de resolver no presente, para bem de todos nós”, apelou José António Soares.
Agricultura e Mar