A oitava edição da Mostra das Tradições Marítimas realiza-se no Parque Urbano de Albarquel, Setúbal, onde pode ser visitada até 16 de Junho. O evento inclui exposições, gastronomia, animação musical, actividades náuticas, oficinas educativas, acções de sensibilização, dias temáticos e uma homenagem aos pescadores.
Organizada pela União das Freguesias de Setúbal e pelas juntas de freguesia do Sado e de São Sebastião, estas duas pelo segundo ano, com o apoio da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Setúbal, a Mostra das Tradições Marítimas decorre no âmbito das 2ªs Jornadas de Ambiente de Setúbal e proporciona experiências relacionadas com actividades de mar, além de espectáculos musicais e gastronomia.
Um dos destaques do programa é o “Cais Vivo: Experiências Únicas à Beira-Mar”, a realizar diariamente no Parque Urbano de Albarquel, com baptismos de mar, demonstrações de pesca, passeios de bote e bote à vela, mostra de roupa tradicional de pescador e técnicas de conserveira, canoagem, remo, stand up paddle, orientação e navegação e actividades ambientais, como oficinas de biodiversidade e de reciclagem.
No Parque Urbano de Albarquel fica patente uma exposição de apetrechos de pesca, artesanato do mar, círios marítimos, oficinas marinhas e das tradições marítimas.
Entre outros eventos, está agendado um dia de actividades para alunos das escolas básicas do concelho, incluindo a apresentação de ofícios tradicionais da actividade piscatória, baptismos de mar, desportos náuticos, contacto com embarcações tradicionais, com o objectivo de despertar os mais novos para a relação de Setúbal com o mar.
Agricultura e Mar