O Monte Selvagem, em Montemor-o-Novo, associa-se a uma data muito importante no que diz respeito à sensibilização para as questões ecológicas e ambientais. No dia 22 de Abril, Dia Internacional do Planeta Terra, o parque animal convida os visitantes a celebrar a riqueza natural do Planeta junto da flora e fauna do monte alentejano.
“Miúdos e graúdos estão convidados a observar os pássaros, os insectos, as plantas, as flores e contactar com os novos habitantes do parque. Após a reabertura em Fevereiro, novos nascimentos ocorreram, entre eles: um iaque, coelhos, ovelhas dos Camarões, Porcos Vietname, um canguru e um Axis. O nascimento destas crias represente um enorme sucesso do projecto de reprodução levado a cabo pelo Monte Selvagem”, diz fonte do parque.
“Relaxar, apreciar a Natureza, compreender melhor a interdependência da fauna e da flora e como os animais dependem do equilíbrio do meio ambiente para se reproduzirem e sobreviverem, são algumas das propostas”, adianta a mesma fonte.
Neste dia, será possível ainda conhecer o mais simpático dos habitantes do parque: a mascote lémure-de-cauda-anelada.
Criado a 22 de Abril de 1970, pelo Senador americano Gaylord Nelson, o Dia da Terra iniciou-se nos Estados Unidos com o primeiro protesto conjunto contra a poluição. Com o objectivo principal de consciencializar os habitantes do planeta Terra para a importância e para a necessidade da conservação dos recursos naturais do mundo, este dia foi adoptado internacionalmente em 1990.
350 animais de 70 espécies
O Monte Selvagem conta com 350 animais de 70 espécies selvagens e domésticas, 20 hectares de reserva com espécies de plantas variadas, actividades como subidas às casas das árvores, escorregas, baloiços ou saltos no trampolim gigante familiar.
O Monte Selvagem foi premiado em 2012 pela Entidade Turismo do Alentejo – ERT, com a distinção de Melhor Empreendimento de Animação Turística do Alentejo e é membro da AIZA (Associação Ibérica de Zoos e Aquários).
Agricultura e Mar Actual