Início / Agricultura / Montalegre apoia comercialização da batata de semente do concelho

Montalegre apoia comercialização da batata de semente do concelho

A Câmara Municipal de Montalegre, presidida por Orlando Alves, está a apoiar a comercialização da batata de semente do concelho. Ainda este mês, a batata de semente do concelho irá estar patente na Expolimia, em Xinzo de Limia (Espanha). E estão em curso contratos de escoamento de batata.

O salão nobre da autarquia de Montalegre recebeu uma reunião entre o município, a Coopbarroso — Cooperativa Agrícola do Barroso e o Inorde — Instituto para o Desenvolvimento Económico de Ourense, com vista à comercialização da batata de semente. Uma parceria que faz parte da programação da próxima campanha de produção. O próximo passo é dar visibilidade a esta parceria.

Para o presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, “esta reunião pretende dar continuidade ao trabalho de parceria no sentido de ampliar o desígnio da produção da batata de semente do concelho. Somos o único concelho do País que está homologado e tem capacidade para a produção de batata de semente. Ao abraçarmos este desígnio, estamos a muscular a nossa identidade, a dar sustentabilidade ao território e a contribuir para o PIB (Produto Interno Bruto Nacional), evitando que se canalize, para o exterior, as divisas que tanto precisamos para viver”.

Contratos de escoamento em quantidade

Orlando Alves diz mesmo que “é um desígnio sério que deve ser assumido pelos produtores e que queiram associar-se a esta dinâmica. Visa estabelecer canais de cooperação tendo em vista que o Inorde consiga assumir a nossa produção. A instituição faz a articulação com os produtores da zona de Xinzo de Limia (Espanha). É uma região rica nessa produção, mas que importa a semente da Polónia e da Irlanda. Estamos a posicionarmo-nos para fazer contratos de escoamento em quantidade. Queremos produzir com a garantia de escoamento e estamos a trabalhar os valores que serão posteriormente apresentados aos produtores. Estamos a trabalhar com seriedade e rigor num desígnio muito nosso e para a sustentabilidade do território”.

Por sua vez, o presidente da Coopbarroso, Nuno Sousa, refere que “esta reunião vem no sentido da programação da próxima campanha de produção de batata de semente. Temos óptimas condições para isso e a instituição também tem isso em consideração. Também nos darão apoio na área da produção. Estamos a pensar na rentabilidade da produção dos nossos agricultores. Estamos a pensar em diversas áreas. Falamos de outros tipos de comercialização. Estamos, também, a criar um agrupamento de baldios. Queres apoiar o mais possível e fixar jovens na actividade agrícola. A Coopbarroso vai participar na Expolimia, em Xinzo de Limia, uma feira relacionada com a produção de batata”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.