A expansão do Porto de Pemba, na província de Cabo Delgado, vai custar 115 milhões de dólares (101 milhões de euros). O anúncio foi feito pelo presidente da empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), em declarações ao diário moçambicano Notícias.
Segundo o presidente do Conselho de Administração dos CFM, Miguel Matabele, o projecto de expansão do Porto de Pemba tem em conta as perspectivas de desenvolvimento nas províncias de Cabo Delgado e Niassa no âmbito da mineração, agricultura e outras actividades industriais.
Transporte de minérios
Devido a limitações do Porto de Pemba, vários minérios extraídos na região, com destaque para a grafite, usam o porto de Nacala, na província de Nampula, o que torna a actividade comercial para as empresas que transportam o recurso mais onerosa.
A empresa investiu já 4,7 milhões de euros para a expansão da área de armazenamento de contentores e aquisição de equipamentos.
Nos últimos cinco anos, o Porto de Pemba tem registado uma descida em termos de tráfego de carga. Em 2013, passaram por aquele porto 289.681 toneladas e, em 2015, foram 149.767 toneladas.
Agricultura e Mar Actual