O Governo, na sequência de terem sido atribuídos ao ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, os poderes de superintendência e tutela na área da Agricultura e Pescas de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), aprovou hoje, 9 de Janeiro, uma Resolução do Conselho de Ministros que designa Paulo Fernando de Sousa Ramalho para vice-presidente da CCDR do Norte, Vasco António Mendonça Sequeira Estrela para vice-presidente da CCDR do Centro, José Bernardo Nunes para vice-presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo e Joaquim Roberto Pereira Grilo para vice-presidente da CCDR do Alentejo, após parecer prévio positivo da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP).
Paulo Fernando de Sousa Ramalho
Paulo Fernando de Sousa Ramalho, advogado, foi eleito deputado pelo Partido Social Democrata (PSD), nas eleições legislativas de 30 de Janeiro de 2022. Na Assembleia da República, tratou temas como o Conselho de Acção Climática criado pela Lei de Bases do Clima, a reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora, a situação de emergência hídrica no Algarve, a construção do Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz ou os atrasos na elaboração do Programa Especial de Albufeira de Alqueva.
Defendeu ainda a criação de mecanismos de intervenção e fixação de preços nos bens alimentares essenciais, a alteração do regime do ordenamento e gestão das praias marítimas, prevendo a possibilidade de permanência e circulação de animais de companhia, tendo sido coordenador do Grupo Parlamentar do PSD na Comissão de Agricultura e Pescas. Assume agora a vice-presidência da CCDR do Norte.
Vasco Estrela
Vasco António Mendonça Sequeira Estrela, advogado de profissão, é presidente da Câmara Municipal de Mação, eleito pelo PSD), desde 17 de Outubro de 2013, sendo responsável pelos pelouros da Coordenação, Gestão de Programas Comunitários; Gabinete Empreendedor; Ambiente; Paisagem e Floresta; e Protecção Civil, entre outros.
Actualmente, inerente às funções de presidente da Câmara de Mação, é vice-presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, presidente da Associação de Desenvolvimento Local – Pinhal Maior e vogal do conselho de administração da Tejo Ambiente. Assume agora a vice-presidência da CCDR do Centro.
José Bernardo Nunes
José Bernardo Nunes é presidente do PSD Oeste e da Câmara Municipal do Cadaval e do PSD Oeste, sendo responsável pelos pelouros do Desenvolvimento Economico e Empresarial; Gestão de Projectos Comparticipados; Gestão Financeira e Patrimonial; Protecção Civil e Defesa da Floresta; e Desenvolvimento Rural, entre outros.
Professor do ensino público, José Bernardo Nunes é também produtor agrícola no concelho do Cadaval, fazendo parte da direcção da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, onde tem vindo a assumir o cargo de vogal pela produção, em representação da Adega Cooperativa do Cadaval. Assume agora a vice-presidência da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo.
Joaquim Grilo
Joaquim Roberto Pereira Grilo, do PSD, assume agora a vice-presidência da CCDR do Alentejo, à qual presidiu entre 2015 e 2020. Foi também presidente da Comissão Directiva do Programa Operacional Regional Alentejo, de 30 de Junho de 2015 a 28 de Outubro de 2020.
Natural de Elvas, é licenciado em Economia pela Universidade de Évora, possuindo ainda curso de Especialização de Mestrado em Relações Internacionais e Estudos Europeus da Universidade de Évora, seminário de Alta Direcção da Administração Pública (SAD) do INA – Instituto Nacional de Administração e curso Avançado de Gestão Pública (CAGEP) do INA – Instituto Nacional de Administração.
Entre 2002 e 2005, foi Chefe de Gabinete do Governador Civil de Portalegre.
Agricultura e Mar