Início / Agricultura / Ministro da Agricultura apela ao consumo de leite

Ministro da Agricultura apela ao consumo de leite

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, apelou ao consumo de leite, por se tratar de um alimento saudável e de grande qualidade, criticando as “notícias distorcidas” que criaram na opinião pública a ideia contrária.

Os apelos do ministro, que esteve ontem, 14 de Janeiro, na abertura de um seminário sobre consumo de leite e lacticínios, foram reiterados pela organizadora do evento e presidente do Observatório dos Mercados Agrícolas e das importações Agro-Alimentares (OMAIAA), Maria Antónia Figueiredo, e pelo presidente da Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (FENALAC) que considerou que o leite está a ser alvo de “um ataque injustificado”, pode ler-se no site da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal.

Capoulas Santos considerou que na origem da crise do sector do leite estão vários factores que se conjugaram para formar uma “tempestade perfeita”, entre os quais “decisões erradas tomadas pela União Europeia”, como o fim do regime de quotas leiteiras, o embargo russo aos produtos agrícolas europeus e a crise nos países emergentes, mas também “notícias distorcidas” que introduziram na opinião pública a ideia de que o leite não é um bom alimento, levando a uma queda de oito por cento do consumo no último ano.

Apelou, por isso, a que os portugueses consumam leite, “um produto reconhecidamente saudável e de grande qualidade”. Por outro lado, Maria Antónia Figueiredo sublinhou que especialistas reconhecidos como a endocrinologista Isabel do Carmo defende o consumo do leite e adiantou que as outras bebidas alternativas, como as de soja ou aveia “não têm os nutrientes necessários ao organismo como o cálcio e as vitaminas” que tem de ser adicionados ao produto.

A presidente do OMAIAA lembrou ainda que em Portugal não se produz soja, sendo necessário recorrer às importações, o que agrava o desequilíbrio da balança comercial.

“É um paradoxo. Temos auto-suficiência do leite e estamos a substituí-lo por um produto que não faz parte da roda dos alimentos da alimentação mediterrânica e, de repente, surge uma moda de que estas bebidas é que são benéficas para a nossa saúde”, o que não está provado, destacou.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.