“Continuamos em negociações com a Comissão Europeia para que seja mobilizada a reserva agrícola para apoiar os agricultores afectados pela seca e, neste sector, para a autorização de uma intervenção de destilação de crise a nível nacional”, disse a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.
A governante falava durante a celebração do cinquentenário da Esporão, este sábado, 24 de Junho de 2023, em Reguengos de Monsaraz, onde saudou “o espírito empreendedor e o exemplo de vida de José Roquette que, há 50 anos, iniciou esta caminhada de sucesso”.
A “Esporão é uma referência, uma inspiração no trabalho desenvolvido no sector do vinho e do azeite, que são, sem dúvida alguma, autênticos embaixadores do nosso País, criadores de riqueza nos territórios e donos de uma notável capacidade de comunicar”.
Reserva Agrícola
Relembre-se que, no passado dia 30 de Maio, a ministra pediu apoio para enfrentar os efeitos da seca em Portugal, no Conselho Ministros de Agricultura e Pescas da União Europeia (AgriFish), em Bruxelas, nomeadamente, a utilização da Reserva Agrícola e um conjunto de flexibilizações na utilização de instrumentos como o PDR 2020 e o PEPAC — Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.
A Comissão Europeia vai propor a mobilização da Reserva Agrícola, que tem disponíveis 250 milhões de euros, para apoiar os países atingidos por condições climatéricas adversas, assim como estudar todos os pedidos feitos pelos Estados-membros, de maneira a minimizar o impacto junto dos agricultores e das suas explorações agrícolas.
Agricultura e Mar