Início / Featured / Ministra do Mar: Port State importante para um shipping “cumpridor nos portos”

Ministra do Mar: Port State importante para um shipping “cumpridor nos portos”

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu ontem, dia 7 de Maio, à 51.ª Sessão do Port State Control Committee do Paris MoU – Memorando de Paris, evento internacional de referência que decorre até ao próximo dia 11 de Maio na vila de Cascais.

Na sua intervenção, a ministra do Mar realçou o compromisso de Portugal em matérias como a segurança da vida no mar, a prevenção da poluição por navios ou as condições de vida e de trabalho a bordo dos navios.

Portugal é um País com “97% do seu território submerso”, contando com a 5ª maior plataforma continental da Europa e a 20ª à escala global, caracterizando-se também pela sua “centralidade única na região euro Atlântica” na confluência das grandes rotas marítimas globais, enumerou a ministra do Mar, deixando clara a expressão marítima do País.

O papel do Port State Control

Tendo em consideração esse conjunto de particularidades, Ana Paula Vitorino vincou a importância do papel do Port State Control. “Queremos um shipping cumpridor nos nossos portos”, admitiu, acrescentando que “a segurança, a protecção ambiental e as condições de vida e trabalho a bordo dos navios” são factores-chave para “melhorar a segurança no mar”.

Portugal acolhe evento onde estão representados 29 países

A reunião, organizada pela primeira vez pela Administração Marítima de Portugal, a DGRM — Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Recursos Marítimos, conta com a participação de vários Estados-membros, Autoridades marítimas cooperantes e observadores, num total de 29 países representados.

O Paris MoU tem como objectivo avaliar o desempenho dos Estados de Bandeira, Organizações Reconhecidas e as actividades inspectivas de cada Estado-membro do memorando de entendimento de Paris. Portugal foi um dos 14 países que adoptaram o Paris MoU em Janeiro de 1982, um Acordo que hoje abrange 27 estados.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.