Início / Featured / Ministra do Mar: navegabilidade fluvial no Tejo diminui trânsito reduz emissão de gases

Ministra do Mar: navegabilidade fluvial no Tejo diminui trânsito reduz emissão de gases

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que a retoma da movimentação fluvial de mercadorias no Rio Tejo vai contribuir para uma redução significativa da emissão de gases com efeito de estufa e permitir “descongestionar a malha urbana de Lisboa”.

Em Lisboa, no final da apresentação do Estudo de Mercado, de Avaliação Económico-Financeira e de Operacionalização da Navegabilidade do Estuário do Tejo, a ministra destacou que esta possibilidade garante “uma alternativa eficaz ao transporte ferroviário e rodoviário nas entradas e saídas do porto de Lisboa”.

Falta regulamentação

Ana Paula Vitorino referiu que este transporte não está ainda “regulado nem tem alinhamentos que o permitam fazer com regularidade” mas reiterou que esta alternativa diminuirá o impacto ambiental e poderá vir a retirar praticamente uma centena de camiões da estrada por cada desembarque.

O objectivo é que o transporte de mercadorias no Rio Tejo chegue à plataforma logística de Castanheira do Ribatejo, com funcionamento previsto até ao final de 2020, “mas para fazer o transporte efectivo de mercadorias, em condições de segurança, alinhamento e profundidade adequada, é necessário fazer as dragagens para se aprofundar o rio e as barcaças poderem navegar”, salientou Ana Paula Vitorino.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.