A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, visita, este sábado, dia 17 de Abril, explorações agrícolas afectadas pela queda de granizo registada na passada semana, localizadas no concelho de Castelo Branco. Neste contexto, irá apresentar o Aviso, do PDR 2020, para apoio à instalação de redes anti-granizo, em pomares de pomóideas e prunóideas. Este apoio terá uma dotação orçamental de 17,5 milhões de euros.
Relembre-se que uma forte tempestade de chuva e granizo afectou “brutalmente as culturas agrícolas no concelho do Fundão, nomeadamente nas freguesias de Póvoa da Atalaia e Atalaia do Campo, Castelo Novo e Soalheira. Sendo uma importante zona de pomares de cereja, pêssego e vinha esta trovoada provocou graves prejuízos aos produtores”. segundo alertou a ADACB — Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco, que “mais uma vez, reclama um seguro público adequado á nossa realidade agrícola”. A força da tempestade e a destruição provocada nas culturas agrícolas foi semelhante em Castelo Branco.
O granizo, que nalguns sítios, atingiu quase um metro de altura, arrasou morangueiros, hortícolas, árvores de fruto e outras culturas.
Amanhã, Maria do Céu Antunes visitará a Gardunha Agro – Sociedade Agrícola e a exploração de Joaquim Manuel Serra Duarte, as duas no concelho de Castelo Branco.
Agricultura e Mar Actual