A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, sublinha “a confiança na execução plena do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) e do Mar 2020, cujas execuções estão bem acima da média comunitária e tem contributo para a modernização de ambas as actividades, essenciais para o crescimento económico e coesão territorial e social do País”.
Em comunicado de imprensa, o Ministério da Agricultura e da Alimentação revela que a taxa de execução do PDR 2020 é de 83% e a do Mar 2020 de 84%.
O mesmo comunicado adianta que em Agosto de 2023, o Ministério da Agricultura e da Alimentação procedeu a pagamentos aos sectores agroflorestal e das pescas num montante que ultrapassa os 56 milhões de euros.
Entre estes, destaca-se que, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), foram realizados pagamentos de mais de 18 milhões de euros em investimento.
Já no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos das Pescas (FEAMP), foram efectuados pagamentos num montante de 2,7 milhões de euros.
Foram ainda transferidos, para pescadores, mais 17,1 milhões de euros em apoios temporários e excepcionais no âmbito do regime de compensação aos operadores das pescas e aquicultura, refere o mesmo comunicado.
Agricultura e Mar