A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, participam este sábado à tarde, dia 12 de Junho, na inauguração da obra de reabilitação do Aproveitamento Hidroagrícola da Camba, em Alfândega da Fé, integrada no Programa Nacional de Regadios.
O projecto de reabilitação do Aproveitamento Hidroagrícola da Camba beneficia mais de 150 agricultores, numa área de 320 hectares, das aldeias de Agrobom, Saldonha e Valpereiro que já estão a utilizar da água da barragem da Camba nas suas explorações agrícolas e pecuárias, representando um investimento de 7,4 milhões de euros.
Com a execução deste projecto, prevê-se que o transporte de água ao longo das condutas registe uma melhoraria ao nível da eficiência na distribuição de água dos actuais 65% para 95%.
Em Fevereiro de 2020, a ministra da Agricultura esteve no concelho para visitar as obras e intervenções que vão ser oficialmente inauguradas no próximo sábado e afirmou que “este é um projecto pensado em função do actual contexto e sem esquecer o futuro, um projecto preocupado com os princípios da eficiência hídrica e da sustentabilidade, pretendendo ser ainda um contributo inquestionável para o crescimento socioeconómico desta região, trazendo mais oportunidades para a agricultura e, consequentemente, para outros sectores associados”.
E acrescentou que “o regadio representa uma ferramenta muito relevante no reforço da atractividade das regiões e, nestes projectos, as autarquias e as organizações de produtores assumem um papel fundamental para o seu sucesso.
Visita ao perímetro de rega de Vilar Chão
No programa está também prevista a visita ao perímetro de rega de Vilar Chão-Parada, um investimento superior a 14 milhões de euros e que incluirá, para além da rede de rega, a construção de uma nova barragem no concelho para aproveitamento hidroagrícola.
Antes da parte da manhã, a ministra visita a Fábrica Alheiras Angelina, Alves & Ribeiro, em Mirandela. Esta visita decorre no âmbito da publicação, no passado dia 2 de Junho, do Aviso para a Instalação de painéis fotovoltaicos em empresas de transformação e comercialização de produtos agrícolas.
Programa Nacional de Regadios
O Programa Nacional de Regadios (PN Regadios) visa desenvolver o regadio sustentável em Portugal e abrange intervenções em áreas de regadio (novos, reabilitação e modernização e reforços de bombagem) fazendo uso das iniciativas comunitárias recentes para promover o investimento produtivo e as respectivas condições de financiamento, através de financiamentos contratados pelo Governo português junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB).
O PN Regadios foi aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 133/2018, de 20 de Setembro, tendo sido criado com o objectivo de definir a estratégia de financiamento do regadio no território nacional, no período 2014-2023.
Agricultura e Mar Actual