A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, reuniu-se hoje, 21 de Fevereiro, com o Comissário Europeu da Agricultura, Janusz Wojciechowski, à margem do Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas (Agrifish), em Bruxelas. Para além da análise das medidas propostas para minimizar os efeitos da seca, esteve também em cima da mesa um ponto de situação sobre as negociações do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).
Em nota de imprensa, Maria do Céu Antunes realça que o PEPAC português, submetido à Comissão a 30 de Dezembro de 2021, “prevê medidas concretas para a criação de novos instrumentos para a gestão de risco, assim como para a melhoria na gestão de recursos, nomeadamente da água”.
Regadios eficientes
Amanhã, Maria do Céu Antunes reúne-se com a Comissária Europeia da Política de Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, para discutir a importância de regadios eficientes, sendo este “um tema que tem merecido uma particular atenção por parte do Governo português, como ficou patente no estudo” que o Ministério da Agricultura apresentou recentemente, “Regadio 20|30 – Levantamento do Potencial de Desenvolvimento do Regadio de Iniciativa Pública no Horizonte de uma Década”.
Segundo a governante, este estudo evidencia que “a adaptação às alterações climáticas e aos seus efeitos implica a adopção de políticas públicas de médio e longo prazo, que permitam o armazenamento e o uso da água de forma sustentável, impedindo a desertificação física e humana dos territórios rurais”.
Agricultura e Mar