Início / Agricultura / Ministério da Agricultura reforça resposta laboratorial no combate à Covid-19

Ministério da Agricultura reforça resposta laboratorial no combate à Covid-19

O Ministério da Agricultura, através do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), e em articulação com o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), vai reforçar, a partir da próxima semana, a capacidade de resposta laboratorial ao combate à pandemia da Covid-19.

Os dois Laboratórios de Estado vão, assim, cooperar no diagnóstico da Covid-19, explica um comunicado do Ministério liderado por Maria do Céu Albuquerque.

Actualmente, a capacidade instalada nos laboratórios do INIAV vai permitir realizar 400 a 500 testes por dia. No entanto, e tendo em consideração que o INIAV se encontra em fase de aquisição de mais equipamento (robots de extracção de ácidos nucleicos e equipamentos de PCR em tempo real), a sua capacidade de resposta deverá ser triplicada já no mês de Junho.

Cooperação

A cooperação entre os dois Institutos irá também passar pela validação de kits comerciais para o diagnóstico do SARS-CoV-2, que serão, posteriormente, introduzidos no mercado português.

Para além disto, o INIAV disponibilizará ainda, nas suas instalações, um sequenciador para complementar os estudos do INSA de sequenciação genómica do SARS-Cov-2, contribuindo assim para aprofundar o conhecimento sobre o agente causador da doença Covid-19.

“Todo este reforço na área da Saúde, por parte do Ministério da Agricultura, não compromete a actividade dos Laboratórios Nacionais de Referência de Saúde Animal. Este reforço de capacidade laboratorial permitirá também que o Estado português fique mais preparado para enfrentar doenças emergentes que afectam as plantas e os animais, num quadro de adaptação às alterações climáticas”, acrescenta o Gabinete de Maria do Céu Albuquerque.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.