A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou hoje, 27 de Novembro, na Adega Cooperativa de Cantanhede, novas medidas de apoio ao sector do vinho. Ao todo são mais 59 milhões de euros a distribuir até ao final do ano.
Até ao final do mês, abrirá a medida VITIS – Campanha 2022-2023, com uma dotação de 50 milhões de euros, e a medida Destilação – Campanha 2021-2022, com uma dotação de 3 milhões de euros. Já até ao final do ano abrirá a medida de Apoio à Promoção de Vinhos em Mercados Terceiros, com uma dotação de 6 milhões de euros, revala uma nota de imprensa do Gabinete de Maria do Céu Antunes.
Na sua intervenção, no âmbito do Dia do Associado da Adega Cooperativa de Cantanhede, a ministra da Agricultura realçou o “papel relevante do sector cooperativo, uma vez que contribui para que os produtores consigam uma parcela maior do valor acrescentado na cadeia de abastecimento, para além de garantir um melhor poder negocial aos seus membros e oferecer a possibilidade destes expandirem as suas actividades e intensificarem esforços em marketing, inovação e customização de produtos”.
Maria do Céu Antunes, lembrou, ainda, que “o Ministério da Agricultura traçou como meta atingir os 1.000 milhões de euros em valor de exportações até ao ano de 2023 e o desempenho que o sector do vinho tem demonstrado nas exportações, a par da sua capacidade de vanguarda na resposta aos grandes desafios da actualidade, fazem-me acreditar que estamos no bom caminho”.
Sublinha a mesma nota de imprensa que o Governo “executou a 100% as medidas do Plano Nacional de Apoio, o que significa que, no período de 16 de Outubro de 2020 a 15 de Outubro de 2021, o Ministério da Agricultura apoiou este sector com cerca de 62.670 milhões de euros”.
Agricultura e Mar Actual