Início / Agricultura / Milho Amarelo analisa se solo está preparado para o Modelo Regenerativo

Milho Amarelo analisa se solo está preparado para o Modelo Regenerativo

“O meu solo estará preparado para o Modelo Regenerativo? Vamos analisar!” é o novo vídeo do Milho Amarelo, projecto de divulgação científico sobre a cultura do milho sem fins lucrativos.

“Com a pergunta de fundo, como aderir ao modelo regenerativo? Com a dificuldade em escolher as parcelas que possamos iniciar estas experiencias, vamos tentar ver se será possível escolher com algum argumento, facilmente mesurável, que leve a reduzir os risco de perda de margem bruta com estas experiencias”, avançam os responsáveis pelo projecto Milho Amarelo.

Escolher a parcela, conhecer a saúde do nosso solo “é um tarefa nova para a maioria dos agricultores. Estamos a desenvolver algumas formas de medir alguns factores que o agricultor possa fazê-lo com baixo custo e com possibilidade sempre de ir aprofundando este conhecimento”, acrescentam.

E adiantam que “medir a quantidade de minhocas, a compactação através de um penetrometro, o PH, a electrocondutividade dos nossos solos são factores muito reveladores do estado de saúde dos nossos solos. Encontra uma dinâmica positiva ou negativa nestes parâmetros, é fundamental para medir o impacto das mudanças que vamos fazer no maneio da nossa cultura. Venha daí, para tentar connosco, ir acompanhando o seu solo e trocar alguns dados de forma a podermos comparar diferentes realidades, regiões e modelos de produção”.

Milho Amarelo

A 23 de Março de 2007, aproveitando a plataforma recentemente criada YouTube, começou o projecto Milho Amarelo. Quando começou, propunha-se a filmar e comentar as diferentes fases da cultura do milho ao longo de todo o seu ciclo.

Passados 10 anos e mais de 300 vídeos depois, em 2017 inaugurou uma nova fase, com um website próprio (ver aqui) em que, para além de continuar a acompanhar o ciclo do milho, passou também a abordar todos os vários factores desta cultura.

Desde relatos de projectos de investigação a inovações no mundo agrícola, passou também a contar com dados em directo, tais como cotações de mercado a previsões meteorológicas e uma base de dados de softwares e outras ferramentas para ajuda à actividade agrícola.

A Quinta da Cholda, no coração do Ribatejo, é a base das operações do projecto Milho Amarelo. Fundada no princípio do século XX, desenvolve actualmente a sua actividade na produção de cereais, especialmente milho, na exploração florestal e na produção de energia renovável.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confagri, ISLA Santarém e Fenadegas promovem formação gratuita em marketing digital e e-commerce

Partilhar              A Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, em consórcio com o ISLA Santarém e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.