O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, anunciou ontem, 8 de Julho, que a Madeira vai reforçar a sua aposta no shipping, apontando para os excelentes resultados do Registo Internacional de Navios da Madeira. E exortou Portugal a acompanhar a Região nessa mesma aposta. O objectivo passa por atrair para a Região mais registos de navios, mas também a sediação das maiores empresas do sector.
Miguel Albuquerque, que falava nas instalações da SDM — Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, no Caniçal, aquando da apresentação do Registo de Navios MAR ao secretário de Estado da Economia – João Neves estava de visita à Madeira, sendo acompanhado no périplo pelo presidente madeirense – considerou que a área tem todas as condições para crescer ainda mais, sobretudo se houver uma ligação mais próxima aos estaleiros navais nacionais de Sines e Viana do Castelo.
O líder madeirense lembrou ainda a João Neves que um IRC (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas) mais atractivo para o CINM — Centro Internacional de Negócios da Madeira (e consequentemente para o MAR) permitiria atrair ainda mais navios.
Segundo Miguel Albuquerque, o Registo Internacional de Navios está a funcionar muito bem, com um crescimento sólido, consistente. “Tem havido uma boa articulação entre o governo nacional e o da Madeira e o Centro Internacional de Negócios, mas a nossa ideia passa por, num futuro próximo, as grandes empresas internacionais do sector poderem se sediar aqui”.
“Temos mais de 400 marítimos provenientes das escolas nacionais a trabalhar em empresas/navios registados no MAR, com empregos muito bem qualificados e remunerados”, lembrou Miguel Albuquerque.
O governante considera que há condições para, aproveitando o MAR, desenvolver empresas de ship management e shipmanning altamente especializadas, para os jovens quadros portugueses. “Podemos criar um hub nacional nesta área”.
Por outro lado, reforça ser necessário que se criem condições atractivas, também no próximo Regime, para atrair para a Região as grandes empresas na área do shipping, visando a sua sediação na Região.
O Registo de Navios tem mais de 850 embarcações registadas, sendo o terceiro da Europa e o 14° no Mundo, sendo possível, conforme perspectiva Miguel Albuquerque, chegar ao top 10 mundial em cinco anos.
Agricultura e Mar