A Câmara Municipal de Mértola vai promover o Festival do Peixe do Rio 2016 entre 2 e 3 de Abril, na freguesia de Pomarão.
O Festival do Peixe do Rio, organizado pela autarquia de Mértola em parceria com as associações locais e outras entidades, é uma iniciativa que visa valorizar o rio Guadiana, através da mostra, divulgação dos produtos e promoção dos recursos a ele associados, contribuindo para uma maior procura turística do território e para o desenvolvimento local.
Para além da oferta gastronómica apresentada pelas associações culturais, recreativas e desportivas presentes no festival, através dos pratos confeccionados nas tasquinhas, pretende a Câmara de Mértola dar a conhecer os restantes produtos locais que tanto contribuem para o enriquecimento do património do concelho.
“Na confluência da ribeira do Chança e do Guadiana, o Pomarão é um tesouro que vale a pena descobrir”, diz assegura fonte da autarquia. Antiga terra de pescadores era ali que o minério vindo das minas de S. Domingos era descarregado em navios que o levavam para outras bandas. Desses tempos de mineração restam apenas vestígios que nos recordam a vida e a azáfama de quem tudo deu por aquela localidade.
Relativamente à pesca, sobrevivem ainda alguns pescadores cuja actividade vai sendo cada vez mais escassa. Valorizar os recursos ribeirinhos, as profissões a eles associadas mas sobretudo as gentes que aí vivem é o principal objectivo do Festival do Peixe do Rio. Saborear o peixe do rio, degustar outros produtos tradicionais, assistir a espectáculos, participar em actividades diversas são algumas das propostas.
Quer ter um stand no Festival?
Segundo Edital assinado pelo vereador João Miguel Palma Serrão Martins, a tipologia dos stands e o valor correspondente é o seguinte:
– Módulos de 9m2 (3mx3m com 3m de altura), perfis de alumínio e paredes em placa lacada a faia e, pavimento forrado a alcatifa ou linóleo com o valor de 50,00€.
– Tasquinhas 30m2, perfis de alumínio e paredes em placa lacada a faia e pavimento forrado a linóleo, com o valor de 50,00€.
Em função do espaço disponível, é fixada previamente a seguinte ocupação:
— Espaço interior:
a) Mel: 2 stands;
b) Enchidos: 2 stands;
c) Pão e produtos associados: 2 stands;
d) Produtos Hortícolas: 1 stand;
e) Queijos: 3 stands;
f) Vinhos e licores: 1 Stand;
g) Artesanato: 4 Stands;
h) Institucional: 4 Stands;
i) Tasquinhas: 4 Stands.
— Espaço Exterior:
a) Actividades diversas: 5 stands
Ficha de inscrição aqui.
Agricultura e Mar Actual