O Destacamento de Mergulhadores Sapadores da Marinha realizou em Sesimbra mais uma certificação de mergulho com misturas enriquecidas com oxigénio (Nitrox).
Esta certificação tem como objectivo qualificar e adestrar os militares para operações de mergulho, com este tipo de misturas, até aos 39 metros de profundidade, diz um comunicado da Marinha.
O mergulho com estas misturas é utilizado, por exemplo, na recuperação de objectos, vistoria de estruturas submersas ou outros trabalhos sub-aquáticos em que seja necessária uma maior permanência no fundo.
Descompressão
As misturas Nitrox permitem uma redução dos problemas associados à descompressão e um consequente aumento da segurança dos mergulhadores.
As capacidades deste destacamento de Mergulhadores Sapadores da Marinha estão sobretudo relacionadas com missões de salvação marítima (como aconteceu recentemente na operação de reflutuação de um navio de pesca afundado na baía de Ana Chaves, num pedido efectuado por S. Tomé e Príncipe a Portugal), reparações de unidades navais e demolição ou remoção de perigos à navegação, entre outras tarefas de natureza não militar que podem ser solicitadas à Marinha em caso de necessidade.
Agricultura e Mar Actual