A maioria do lixo que sai diariamente das nossas casas são resíduos biodegradáveis, como restos de comida, resíduos de jardim ou da horta. E se não os deitássemos fora? É isso mesmo que a Câmara Municipal de Melgaço propõe. Vai levar a cabo uma acção de sensibilização no próximo dia 21 de Abril e até oferece um compostor.
Em vez de serem enviados para aterros sanitários ou incinerados, estes “podem ser reciclados, produzindo um excelente fertilizante natural – o composto – através de um processo de transformação biológica a que se dá o nome de compostagem”, afirma fonte da autarquia.
Os melgacenses vão ter a oportunidade de conhecerem todo este processo, numa acção de sensibilização e comunicação sobre a compostagem doméstica que o Município de Melgaço leva a cabo no dia 21 de Abril, na Casa da Cultura, pelas 10h00. A participação é gratuita, mas tem de ser feita no site da Câmara até 19 de Abril. O número de inscrições é limitado a 50 participantes.
Com apoio comunitário
A acção, “Compostar, outra forma de reciclar” acontece no âmbito do projecto POSEUR-03-1911_FC-000069 – Promoção da Valorização Orgânica de Resíduos Verdes no Concelho de Melgaço e pretende sensibilizar para a prevenção da produção de lixo, ajudando os participantes a produzirem fertilizante natural, contribuindo assim para um melhor ambiente. Podem participar agregados familiares constituídos, no mínimo, por três pessoas que residam no concelho de Melgaço e possuam habitações com quintal, horta ou jardim. Os participantes receberão um compostor, assim como um guia de compostagem.
A autarquia salienta que, de modo geral, todos os materiais naturais provenientes da cozinha, do jardim ou do quintal podem ser colocados no compostor. Ao fim de alguns meses, os resíduos orgânicos dentro do compostor transformam-se em composto – material orgânico estável com aspecto de terra, escuro, sem odor e com excelentes qualidades fertilizantes para hortas, jardins, vasos e sementeiras.
Agricultura e Mar Actual