O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, presidiu hoje, 23 de Março, à assinatura de dois protocolos entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Fundação Mata do Bussaco e entre o ICNF e os municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova.
Os dois protocolos envolvem um investimento de 360 mil euros, financiado pelo Fundo Florestal Permanente.
A assinatura destes protocolos integra-se na estratégia da Defesa da Floresta Contra Incêndios e no combate e controlo de espécies invasoras, contribuindo para a protecção e preservação do património cultural e natural da Mata do Bussaco e de toda a mancha circundante.
Neste âmbito, será constituído um Gabinete Técnico Florestal Inter-municipal que irá coordenar o trabalho levado a cabo por um agrupamento de três equipas de Sapadores Florestais, que será igualmente criado, explica uma nota de imprensa do Gabinete de Capoulas Santos.
Defesa contra incêndios
O planeamento e instalação da Rede Primária de Defesa da Floresta Contra Incêndios e a elaboração de um Plano de Gestão e Intervenção Integrada de âmbito florestal à escala inter-municipal são outros dos objectivos do protocolo assinado com os três municípios.
No âmbito do protocolo celebrado entre o ICNF e a Fundação Mata do Bussaco, está prevista a implementação de um Plano Especifico de Intervenção Florestal naquela mata e a instalação de um sistema de videovigilância inovador.
O documento hoje assinado contempla ainda a valorização, conservação e manutenção do arvoredo classificado e o desenvolvimento de acções de educação ambiental e de sensibilização destinadas às populações escolares e público em geral.
Agricultura e Mar Actual