Início / Agricultura / Mata do Bussaco tem novo Agrupamento de Equipas de Sapadores Florestais

Mata do Bussaco tem novo Agrupamento de Equipas de Sapadores Florestais

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, presidiu hoje, 23 de Março, à assinatura de dois protocolos entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Fundação Mata do Bussaco e entre o ICNF e os municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova.

Os dois protocolos envolvem um investimento de 360 mil euros, financiado pelo Fundo Florestal Permanente.

A assinatura destes protocolos integra-se na estratégia da Defesa da Floresta Contra Incêndios e no combate e controlo de espécies invasoras, contribuindo para a protecção e preservação do património cultural e natural da Mata do Bussaco e de toda a mancha circundante.

Neste âmbito, será constituído um Gabinete Técnico Florestal Inter-municipal que irá coordenar o trabalho levado a cabo por um agrupamento de três equipas de Sapadores Florestais, que será igualmente criado, explica uma nota de imprensa do Gabinete de Capoulas Santos.

Defesa contra incêndios

O planeamento e instalação da Rede Primária de Defesa da Floresta Contra Incêndios e a elaboração de um Plano de Gestão e Intervenção Integrada de âmbito florestal à escala inter-municipal são outros dos objectivos do protocolo assinado com os três municípios.

No âmbito do protocolo celebrado entre o ICNF e a Fundação Mata do Bussaco, está prevista a implementação de um Plano Especifico de Intervenção Florestal naquela mata e a instalação de um sistema de videovigilância inovador.

O documento hoje assinado contempla ainda a valorização, conservação e manutenção do arvoredo classificado e o desenvolvimento de acções de educação ambiental e de sensibilização destinadas às populações escolares e público em geral.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.