O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa) e o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), coordenou, esta noite, uma operação de resgate de um homem de 55 anos e nacionalidade montenegrina, tripulante do navio mercante “Nave Galatic”, com bandeira de Hong Kong, que se encontrava a navegar a cerca de 160 milhas (cerca de 320 km) a oeste da cidade do Porto.
Em comunicado, a Marinha Portuguesa explica que o alerta chegou ao MRCC pelas 21h35 do dia 25 de Abril, por parte do Comandante do navio mercante, com a informação que teria a bordo um tripulante com suspeita de AVC.
Em direcção a Lisboa
Após avaliação médica urgente por parte de CODU-MAR, foi decidido divergir o navio em direcção a Lisboa a fim de ser efectuada a evacuação médica com recurso ao helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que descolou do Montijo.
O resgate foi efectuado cerca das 2h00 da manhã e o paciente foi transportando para o Aeródromo Militar de Lisboa, tendo chegado pelas 3h40 onde já se encontrava uma ambulância do INEM para ser encaminhado para o hospital.
Agricultura e Mar Actual