Início / Agricultura / Projecto S4Agro procura soluções sustentáveis para agroindústria

Projecto S4Agro procura soluções sustentáveis para agroindústria

O Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), da Universidade de Évora, integra o projecto S4Agro — Soluções Sustentáveis para o Sector Agroindustrial, financiando com 1 milhão de euros para promover a sustentabilidade ambiental, a salvaguarda de recursos, a segurança de processos e a sustentabilidade económica das empresas do sector agroindustrial.

O principal objectivo do projecto é a qualificação de pequenas e médias empresas (PME) do sector agroindustrial para a adopção de soluções inovadoras e sustentáveis que permitam aumentar a sua produtividade, eficácia e eficiência ao nível da Indústria 4.0 e da Economia Circular.

Apoios ao nível de boas práticas

As empresas vão desta forma ser apoiadas ao nível de boas práticas, na escolha e utilização de embalagens primárias e secundárias mais ecológicas e sustentáveis e analisada a cibersegurança. Por outro lado, e no âmbito da Economia Circular, serão identificados os factores críticos associados à redução e valorização de desperdícios com vista à melhoria da eficiência produtiva e redução dos impactes ambientais.

Por último o projecto irá divulgar e facilitar o acesso, por parte das PME, a processos de capacitação para a introdução de inovação nas várias áreas do projecto.

Compete 2020

Financiado no âmbito do Compete 2020, o projecto S4Agro ficará sediado no C-MAST – Centre for Mechanical and Aerospace Science and Technologies da Universidade da Beira Interior (UBI), instituição que lidera este consórcio integrado, para além da Universidade de Évora, pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster).

MED

O MED — Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento surge da fusão do ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas e do pólo CIBIO-InBIO, ambos centros da Universidade de Évora, com o Cebal – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo em Beja e o Meditbio – Centro para os Recursos Biológicos e Alimentos Mediterrânicos, no Algarve.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.