A Marinha Portuguesa informa que, na sequência do continuado movimento de meios navais russos em direcção ao Mediterrâneo Oriental, desenvolveu uma operação de acompanhamento, que terminou esta manhã, 22 de Dezembro, dos navios de suporte logístico Ursa Major e Sparta, e dos navios anfíbios Ivan Gren e Aleksandr Otrakovskiy, que cruzaram o limite norte da Zona Económica Exclusiva (ZEE) do continente no passado dia 19 de Dezembro.
Para este efeito, o Centro de Operações Marítimas “monitorizou permanentemente a actividade destes navios e coordenou o emprego do NRP Álvares Cabral e do NRP Sines que acompanharam estes navios durante as suas navegações ao longo da ZEE do Continente”, avança uma nota de imprensa da Marinha Portuguesa.
Esta operação prolongou-se por mais de 60 horas e terminou hoje, domingo dia 22, pelas 08h20. Esta foi a 72a missão de acompanhamento da Marinha em 2024.
A Marinha, através destas acções de monitorização e vigilância, “garante a defesa e segurança dos espaços marítimos sob soberania, jurisdição ou responsabilidade nacional, contribui para a protecção dos interesses de Portugal e das suas infra-estruturas críticas e, simultaneamente, assegura o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos no quadro da Aliança Atlântica, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano”, reforça a mesma nota.
Agricultura e Mar