Início / Agricultura / Maria do Céu Antunes garante que novo plano estratégico da PAC “vai ao encontro das necessidades dos Açores”
Foto: Portal do Governo/Eduardo Costa/Lusa

Maria do Céu Antunes garante que novo plano estratégico da PAC “vai ao encontro das necessidades dos Açores”

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, afirmou que o novo plano estratégico da Política Agrícola Comum “vai ao encontro das necessidades dos Açores”.

Em Ponta Delgada, São Miguel, depois de um encontro com o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, a ministra destacou que “estão reunidas condições para um excelente plano estratégico”.

O “acordo histórico” negociado vai permitir implementar na Europa “a reforma mais ambiciosa desde há 30 anos” e manter o orçamento para o POSEI – Regime de Apoio às Regiões Ultraperiféricas, além de disponibilizar mais cerca de 200 milhões euros para o programa de desenvolvimento rural que está também a ser construído com o Governo Regional, garante Maria do Céu Antunes.

No âmbito do Next Generation, um instrumento que a Comissão Europeia disponibilizou aos Estados-membros para fazer face à capacidade dos agricultores resistirem e recuperaram depois da crise da pandemia, foram entregues “mais cerca de 26 milhões de euros para serem executados até 2025”, garante o Ministério da Agricultura.

Cada Estado-membro tem direito a apenas um plano estratégico mas os Açores e a Madeira vão ter espaço para “construir as suas medidas”, havendo uma autoridade regional para lidar com a especificidade de cada um dos programas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.