Os Açores voltam a marcar presença na Lisbon Food Affair, que decorre em Lisboa entre 10 e 12 de Fevereiro, numa iniciativa promovida pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, através do Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores.
Integram o espaço Marca Açores, o maior do certame, um total de 22 empresas açorianas, com produtos de diferentes categorias do sector alimentar certificados com o selo Marca Açores.
A Marca Açores assinalou esta semana dez anos de existência, contando actualmente com cerca de 7.500 produtos certificados, num universo de 307 empresas, avança uma nota de imprensa do Executivo açoriano
O secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, enaltece o evento e afirma que este integra um “posicionamento distintivo e com foco em três pilares – inovação, internacionalização e sustentabilidade”.
“A Lisbon Food Affair é uma feira exclusivamente profissional do sector agroalimentar em Portugal, dirigida a fabricantes e distribuidores de alimentos e bebidas, de equipamentos, serviços e tecnologias para a distribuição, sendo um excelente palco para que as empresas açorianas trabalhem não só os mercados onde já operam, mas consigam, sobretudo, a entrada em novos mercados onde o produto de valor acrescentado, com características e especificidades únicas, como é o produto açoriano, seja efectivamente valorizado”, declara o governante.
A Região participou, pela primeira vez nesta feira em 2024, com a presença directa de 20 empresas açorianas, as quais, tiveram ao longo de três dias, mais de 80 reuniões com compradores internacionais. Além dos novos negócios e contactos, o espaço dos Açores na edição foi ainda distinguido através da entrega do prémio Inovação à empresa Loop Pursuit com o produto Bananika, sidra de banana, acrescenta a mesma nota.
“É um orgulho e um prestígio para as empresas dos Açores participarem no Lisbon Food Affair e em simultâneo, enaltecem a identidade de uma região através dos seus produtos Marca Açores. Valorizamos a excelência, a inovação e a qualidade de uma cultura forte e alinhada com os seus valores, na satisfação de uma experiência única ao degustarem cada produto nosso”, prossegue António Ventura.
Empresas presentes
Na edição deste ano, participam na Lisbon Food Affair as empresas Azores Brewing Company; CD Lux Investment Unipessoal; Conseran – Conservas Do Atlântico Norte; Cooperativa Celeiro da Terra; Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico; CPdA – Companhia Portuguesa de Algas; Fábrica de Licores Eduardo Ferreira & Filhos; Flying Fish Azores; Garcez & Santos; RTM Lacticínios do Pico; Insulac – Produtos Lácteos Açoreanos; LactAçores; Loop Pursuit; Marta Tomé & Filhas; MPD – Grupo Bensaude; Plantações de Chá Gorreana; Pronicol – Produtos Lácteos; Quinta dos Açores – Produção Alimentar; Quintal dos Açores; Seaterra; Sociedade Conserveira Açoriana e Sociedade Corretora.
Além da participação directa destas empresas, o Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, a par do que foi feito no ano passado, promove um ‘showcooking’ que evidenciará a singularidade dos produtos açorianos presentes no certame numa relação directa com a gastronomia, com a assinatura do ‘chef’ Diogo Rocha.
Diogo Rocha é ‘chef’ do único restaurante distinguido com uma Estrela Michelin no Centro de Portugal, conquistada em 2009, um galardão ao qual se junta o da Estrela Verde Michelin, que premeia o seu trabalho de sustentabilidade na cozinha. Diogo Rocha é também professor na Escola Superior de Turismo de Seia, onde lecciona a cadeira de Gastronomia, e contempla ao longo do seu percurso a autoria de vários livros gastronómicos.
“Nos Açores, as agriculturas não são lesivas ao meio ambiente e vão ao encontro das preocupações da humanidade no que concerne ao combate às alterações climáticas, ao bem-estar animal e à preservação dos solos, pelo que estamos a marcar o mapa-mundo pela nossa referência em qualidade produtiva. A Marca Açores é um projecto em ascensão e de total orgulho para as empresas que representam a nossa Marca. Um trabalho em prol da autenticidade, superando expectativas e necessidades. Os nossos produtos são de excelência, sustentabilidade, de qualidade e de credibilidade, assim se resume o nome Marca Açores”, concretiza o secretário Regional com a tutela.
Agricultura e Mar