O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) informa que, no seguimento da colaboração do Pólo de Alcobaça com a revista Frutas, Legumes e Flores para a elaboração do Manual de Boas Práticas de Fruticultura sob a forma de fascículos, o fascículo dedicado à cultura da macieira, elaborado pelo investigador do INIAV, Miguel Leão, já está disponível.
Explica Miguel Leão que a maçã é o segundo fruto fresco com maior área de cultivo em Portugal (11.306ha) e o maior na Europa (473.550ha), onde representa mais de um terço do total da área neste segmento (Eurostat, 2017). “O seu crescimento deve-se naturalmente à sua qualidade e quota de mercado, mas também ao rendimento proporcionado por esta cultura quando associada a modelos de produção modernos, altamente profissionalizados e tecnologicamente evoluídos”.
E refere que, atendendo à sua dimensão, este “documento deve ser considerado apenas como um conjunto muito resumido de orientações técnicas para o cultivo da maçã, não sendo dispensada a consulta de manuais mais exaustivos”.
O manual procura alertar para alguns factores decisivos para a produção deste fruto de forma competitiva e alinhada com o mercado, fortemente globalizado e marcado por uma agricultura profissional e de precisão onde não há lugar a ineficiências, sugerindo técnicas e instrumentos de controlo e monitorização essenciais para a sua rentabilidade.
O documento aborda temas como os das exigências edafoclimáticas da cultura, porta-enxertos, as variedades de maçã, instalação e condução do pomar, poda, polinização ou fertilização e nutrição da cultura.
Pode descarregar o manual completo aqui.
Agricultura e Mar Actual