Os secretários regionais de Mar e Pescas e do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas da Madeira, respectivamente Teófilo Cunha e Susana Prada, assinalaram em conjunto, esta segunda-feira, o Dia Mundial dos Oceanos, com a inauguração e abertura ao público da exposição fotográfica “Madeira Mar Profundo”, no Centro Comercial La Vie.
A exposição “Madeira Mar Profundo” é o resumo fotográfico de 10 mergulhos que o submersível Lula da Fundação Rebikoff realizou nos mares da Madeira, onde a equipa de investigadores filmou, fotografou e documentou o estado do riquíssimo património natural, espécies e habitats.
“Madeira Mar Profundo”
O projecto “Madeira Mar Profundo” foi conduzido, no anterior governo, pela Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, que detinha a área do mar, mas a nova orgânica do Governo Regional deu dimensão e estatuto ao Mar criando a Secretaria Regional de Mar e Pescas e por isso mesmo o Dia Mundial dos Oceanos foi assinalado, esta segunda-feira, em conjunto pela secretária Regional do Ambiente, Susana Prada, e pelo secretário de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, numa cerimónia que contou com a presença da directora Regional do Mar, Mafalda Freitas, e do director regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Manuel Ara de Oliveira, e do comandante da Zona Marítima da Madeira, Luís Guerreiro.
O conhecimento do meio marinho e da biodiversidade é das áreas onde o Governo Regional tem incrementado apoio público aos vários projectos de investigação, como referiu o secretário Regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, lembrando que “apenas se conhece 6% do fundo mar em todo o Mundo”. Sendo o investimento mundial ainda reduzido nesta área, o governante enalteceu a importância do projecto madeirense.
“Projectos desta natureza, de investigação, recolha de elementos e maior conhecimento, são sempre bem-vindos”, destacou o secretário regional, defendendo a necessidade de “se investigar muito mais os nossos mares para maior conhecimento dos nossos investigadores e cientistas”.
A direcção regional do Mar também assinalou a efeméride com a criação de uma página oficial na rede Facebook. O sítio tem como lema “Mais Mar” e os cidadãos estão convidados a interagir.
Desde 2008, as Nações Unidas escolhem um tema central para o debate de novas ideias e projectos de preservação e protecção dos oceanos.
Em 2020, o tema é: “Inovação para um oceano sustentável.”
Para comemorar este dia, a Direcção Regional do Mar (DRM) convida-o a partilhar no seu Facebook (aqui), as suas fotos e vídeos alusivos às seguintes categorias:
1ª Categoria: Biodiversidade Marinha
2ª Categoria: Desportos e actividades Náuticas
3ª Categoria: Profissões do Mar
4º Categoria: Inovação para um oceano sustentável
Para participar, basta submeter as fotografias e vídeos até às 23h59 do dia 8 de Julho, acompanhadas do hashtag #maispelomar e da identificação da página da Direcção Regional do Mar no Facebook.
Agricultura e Mar Actual