Início / Agricultura / Maria do Céu Albuquerque: Grean Deal é “processo ambicioso que terá que ter em conta uma transição justa para os agricultores”

Maria do Céu Albuquerque: Grean Deal é “processo ambicioso que terá que ter em conta uma transição justa para os agricultores”

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, participou hoje, 8 de junho, na videoconferência do Conselho Europeu de Ministros da Agricultura, com o tema “Estratégias Farm to Fork” e “Biodiversidade do Pacote Ecológico Europeu”.

Na reunião, Maria do Céu Albuquerque salientou que Portugal é já um dos países com maior número de medidas que contribuem para a ambição climática e ambiental, com grande enfoco na sustentabilidade e na segurança dos alimentos.

A ministra da Agricultura referiu ainda que Portugal se revê nos objectivos da União Europeia em matéria de ambiente e clima, reforçadas pelo “Green Deal”, bem como no contributo que a actividade agrícola deve continuar a proporcionar, face a estes desígnios. No entanto, as metas são ambiciosas, devendo ser efectivamente negociadas e implicar um reforço financeiro compatível com esta ambição.

Transição justa para o sector agrícola

Maria do Céu Albuquerque sublinhou que Portugal está empenhado neste processo, nomeadamente no quadro da presidência da União Europeia, no primeiro semestre de 2021, procurando que esta transição seja efectiva e justa para o sector agrícola. Maria do Céu Albuquerque deixou claro que o reforço “Next Generation” deve ser usado para as medidas de retoma pós Covid.

A reunião contou com a presença da comissária europeia da saúde, Stella Kyriakide.

Estratégia do Prado ao Prato

A Estratégia do Prado ao Prato para um sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente (F2F – Farm to Fork) e a Estratégia da União Europeia para a Biodiversidade para 2030 (Bringing nature back into our lives), são iniciativas do PEE – Pacto Ecológico Europeu, que visam contribuir para a neutralidade climática da UE em 2050, nos termos da nova Lei Europeia do Clima, e para a agenda da Comissão para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A F2F tem como objectivo tornar o sistema alimentar da UE um padrão global de sustentabilidade. Foca-se na necessidade de reduzir o uso e o risco de pesticidas, o uso de antibióticos e fertilizantes na agricultura, aumentar a participação da agricultura biológica e aumentar a presença dos elementos da paisagem e da natureza, além de conduzir a padrões mais rígidos de bem-estar animal.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.